2024 foi o ano mais importante da minha vida.
O ciclo de incerteza, e por consequência, de aprendizado, foi o maior que já vivi. Eu desejo a todos a coragem de tentar viver a partir daquele sonho que você guarda dentro de si - se o ponto de destino é uma interrogação, a estrada em si te ensina muito.
Neste ano, produzi 37 artigos e 31 podcasts, totalizando 68 conteúdos long-form. Foram 50 mil palavras, o equivalente a um livro como The Great Gatsby, que tem 176 páginas.
Em relação ao tamanho, somos 9.355 pessoas nesta comunidade.
Na pesquisa de agosto, 68% se declararam empreendedores. Eu fico honrado em ter esta atenção e também sinto a responsabilidade de entregar algo à altura aos domingos. Obrigado pelo engajamento - fico muito feliz pelos comentários, e-mails, críticas, elogios, sugestões que recebo recorrentemente. Muito obrigado.
Se quiser me dar um presente de natal rs, use esse link abaixo (que é o seu link de referral) e mande para uma pessoa que você acredita que se curtiria a news. Há alguns prêmios e se uma pessoa já assinar, você receberá um guia sobre como crescer no linkedin:
2024 Newsletter highlights
Escrevemos sobre diferentes tópicos no ano. Divido os meus textos em 4 categorias: Tendências, Implicações, Análise do mercado de tech/VC e compilados.
Tendências
Gastamos um bom tempo em 2024 falando sobre as tendências, diante desse mundo que se move tanto:
No The Next Big Thing LatAm, compilamos tendências para os próximos anos feito por experts.
Escrevi sobre porque o WhatsApp é um celeiro de startups promissoras no Brasil, uma vez que estamos na fronteira e quando combinada com AI e pagamentos instantâneos, se torna uma tecnologia muito poderosa. Este artigo foi um dos mais compartilhados.
Como a revolução da inteligência artificial é a revolução da inteligência. Podemos incluir uma nova camada que aumenta o valor do produto.
Como o banco do futuro será e porque o Nubank está adquirindo a Hyperplane.
Quais os insights do Vale? Podemos ver nessa edição sobre a BSV e conversando com pessoas que moram lá.
Por que está todo mundo correndo? Um dos artigos mais divertidos do ano.
Implicações
Uma das minhas partes preferidas é pensar sobre algo que está acontecendo e qual sua implicação para o futuro. Ela não é uma tendência por si só, mas uma reflexão e olhar para o futuro sobre um conceito. Em 2024, refleti sobre:
Escrevi sobre Moats e qual a implicação da revolução de AI para a defensibilidade das empresas.
Como a internet e globalização fez o mundo ser mais competitivo, fazendo com que tenhamos que viver no dilema da rainha vermelha. Precisamos correr 2x mais para alcançar o mesmo lugar.
Por que ser obsessivo pelos clientes é uma grande oportunidade e alguns cases de empresas brasileiras.
A ilusão do product-market fit no B2B é porque todo mundo usa esse conceito de forma errada.
Como a simplicidade é a grande vantagem competitiva de uma empresa.
Análise de mercado.
Como sempre, análises sobre como o mercado está, como as empresas públicas de tech estão e uma análise do mercado de Venture Capital em geral.
Abrimos o ano com um Update do Mercado de VC LatAm e perspectivas para o ano.
Fizemos uma análise sobre os recados da earnings seasons sobre o mundo de tech.
A análise sobre múltiplos e margens das empresas tech LatAm (o pessoal adora essa!)
Compilados
Reflexões, boas leituras, pílulas de conhecimento. Um formato mais leve e menos denso.
Falamos sobre porque menos é mais.
Sobre o primeiro VC a poder ocupar a casa branca (talvez a única mídia que trouxe esse lado de JD Vance lá em junho de 2024 - corta para o final do ano e parte relevante do gabinete de Trump é de Peter Thiel - mentor de JD.)
Sobre o quanto boas ideias distraem.
Me ajuda. Qual desses modelos você mais gosta?
2025: O que está por vir?
Fazer mais, com mais qualidade, mais profundidade e com consistência. Sunday Drops é um veículo que é sobre entender o mundo de hoje e sobre pensar o mundo de amanhã, para ajudar os empreendedores a se posicionarem. O mundo nunca mudou tanto, tão rápido, então sinto que esse é o meu propósito do ano.
Ao longo de 2025, quero escrever mais sobre:
Inteligência Artificial.
O release do o3 expõe a velocidade de evolução desta tecnologia. Ao longo de 2025, quero escrever mais sobre o impacto nas startups, nos empregos, outras áreas de impacto e também testar algumas soluções em público.
O futuro de…
Adoro mergulhar em uma indústria e pensar sobre o futuro dela. Em 2025, espero conseguir aprofundar em tendências como:
O futuro da saúde.
O futuro da mídia.
O futuro das viagens.
e outros temas e mercados improtantes. .
Entendendo o mundo de hoje.
Um dos artigos mais divertidos do ano foi: Por que está todo mundo correndo? que explica um fenômeno social. Quero falar mais sobre diferentes tendências e investigar outros acontecimentos/trends sociais do mundo de hoje.
Cases
Pessoas aprendem por histórias. E quero compartilhar histórias latino americanas de sucesso e fracasso. Em 2025, sem dúvidas esse será um dos focos do ano.
Agradecimentos especiais.
Sou muito grato a pessoas especiais que me ajudaram nesse 2024: Em primeiro lugar, quero agradecer a minha família, que é leitora e a maior apoiadora dessa newsletter. Ter uma torcida em casa faz toda a diferença. Quero agradecer as marcas que me apoiaram em 2024 e acreditaram no sunday drops - obrigado Asaas, Alice, AWS, Caju. Quero agradecer também a editora que revisou vários dos meus textos com um olhar crítico - Júlia Garcia. Gratidão também a Júlia de Luca - grande amiga e parceira de trabalho. Gratidão as pessoas com que pude fazer collab em 2024 - founders br do YC, Rodrigo Fernandes, Fernando Taliberti, Luiz.
O maior presente que alguém pode te dar é acreditar em você e eu tive tanta gente que acreditou em mim que meu coração se enche de gratidão. Obrigado!
E por fim, obrigado a você, que dedicou parte do seu tempo para ler a minha newsletter, que compartilhou.
Desejo a todos um feliz natal e um feliz ano novo. Em 2025, estamos de volta.
Grande abraço,
Lucas Abreu