Sunday Drops é a edição dominical da Abreu Newsletter. Se você é novo ou nova aqui, saiba que receberá (quase) todos os domingos reflexões que envolvem tech, startups, aleatoriedades ou um artigo especial (como o Recado da Earnings Seasons).
Abaixo 5 coisas legais que li ou pensei nesta semana:
1
Obsessão pelo excepcional
Inovação acontece nos extremos.
Você terá um insight muito mais valioso se analisar um evento mais extremo, como o dia mais feliz da sua vida ou seu cliente mais fiel, do que analisando a média deles.
As pistas do sucesso estão nesses casos estranhos que fogem a regra.
A mesma lógica se aplica ao Venture Capital. São nos casos excepcionais que estão os grandes investimentos. O sucesso deriva da capacidade de identificar o grande líder, o zeitgeist, a métrica que desponta.
Como disse o GP do a16z, Jeff Jordan:
We look for strength rather than lack of weakness. It’s easy to point out what’s wrong with a deal, particularly when you say ‘no’98% of the time.
A média ensina a mediocridade.
A exceção é a direção.
—
Postei no linkedin e recebi dois comentários que somam a este breve texto:
2
Menos é Mais
Em um mundo onde a lógica econômica frequentemente prega que "mais é melhor", a psicologia nos lembra uma verdade contraintuitiva: muitas vezes, menos é mais.
A abundância, ao invés de ser uma benção, pode se tornar uma fonte de confusão e estresse emocional. Este é o paradoxo das escolhas: quanto mais opções temos, mais difícil se torna tomar uma decisão e, por consequência, mais insatisfeitos podemos ficar com as escolhas que fazemos. A adição de uma nova funcionalidade a um produto pode, paradoxalmente, diminuir sua proposta de valor. O aumento da complexidade em seu uso ou na medição da satisfação do usuário são exemplos claros de como a simplicidade é frequentemente subestimada.
Considere o McDonald's: a ausência de garfos transmite uma mensagem simples e direta – aqui, o foco é no hambúrguer. Similarmente, a homepage do Google, com seu design minimalista, não deixa dúvidas sobre sua função primordial: buscar informações na internet.
Este princípio se estende a diversas áreas de nossas vidas, inclusive nas escolhas que fazemos para nossa casa. Por exemplo, ao reformar uma casa, a necessidade de comprar tanto um sofá quanto uma cama poderia nos levar a solução combinada: o sofá-cama. Racionalmente, esta parece ser a escolha lógica – economiza espaço e reduz custos. Contudo, a percepção do consumidor (emocional) muitas vezes diverge dessa lógica, vendo o produto multifuncional como inferior em comparação a duas peças separadas. Qualquer modelo econômico e utilitarista consideraria lógica a compra do “sofá-cama”.
Menos pode ser mais. A simplicidade não apenas pode oferecer uma experiência mais direta e satisfatória mas também é a chave para uma percepção de valor mais profunda e significativa.
3
IPO nos Estados Unidos
Discuti com um colega esta semana quanto de receita uma empresa de software precisa para fazer IPO nos Estados Unidos. A principal referência que tenho é do Clouded Judgement e a resposta é: pelo menos US$ 200MM de ARR.
There’s a lot of talk recently about “are IPO markets open” or “what scale do I need to get public.” If we look historically at the period from 2015-2020 (ignoring 2021 IPOs) the rough medians were ~$200m ARR (minimum was $100m ARR), 50% YoY growth, and >120% net retention. You can find more details in this post I wrote a few years ago. These figures are incredibly impressive! There are very few companies that ever get to $200m, let alone can sustain 50%+ growth at >$100m ARR scale. The bar for going public has always been incredibly high. And I do think there area couple reasons why this bar is starting to creep up.
4
Software e arte
Construir software de qualidade requer uma combinação de habilidade e alma. É um trabalho artístico e científico.
Este insight do Patrick OShaughnessy me fez refletir:
5
Frase da semana
“Perfectionism spells paralysis.” — Winston Churchill.
Se você considerou valioso, compartilhe com uma pessoa que você acha que tem fit com este conteúdo.
Se você chegou até aqui, assine!