Por que to compartilhando os números em público?
Em primeiro lugar, porque eu adoro quando alguém “build em public”. Acho que é porque sou curioso. Gosto de saber as coisas, o que deu certo, o que deu errado e da coragem de compartilhar.
Em segundo lugar, considero cada pessoa da minha audiência como investidor, torcedor, consumidor/a ser definido o melhor termo. Apesar de ainda não ser uma “comunidade”, acho que existe um senso de pertencimento. E se você for alguém que se sente um pouco conectado com as ideias que compartilho aqui, sinto feliz por compartilhar o que tá na minha cabeça e como a news tá indo.
Em terceiro, toda a minha carreira tem aspectos de “building in public”. Obviamente compartilhamos os acertos (e poucas vezes os erros!), mas desde a época que era analista já escrevia e publicava teses de investimento, compartilhava minha visão sobre o mercado. Certo ou errado, deixava claro a forma como enxergava o jogo. E no geral, sempre foi muito positivo para mim. Deixo um pouco mais de detalhes sobre isso no final.
Sem mais delongas, vamos ao primeiro update
Abreu Newsletter Q1 2024 Update
Numbers Q1 2024
Followers: 8.057
Open Rate: ~43-46%
Leituras: 51k
Wins
Consistência: 8 artigos em 12 semanas, sendo que o Q1 2024 teve dois feriados grandes (Carnaval e Semana Santa).
Testes: Pude lançar um artigo em novo formato (Silicon Valley Connections) e fiz um post com “Abreu Jobs”, que ajuda empresas de high growth a buscarem talentos na Abreu Newsletter.
Ads: Pela primeira vez, fiz um post apoiado por um sponsor. Tive a honra de ter a AWS, uma empresa que admiro demais, como primeiro patrocinador da newsletter. Um milestone.
Challenges
Growth: São 8.047 seguidores de Abreu no substack e no final do último quarter, eram 7.414. O crescimento acumulado do trimestre é de 8.53%. Já tenho uma massa crítica relevante do meu adressable market Brasil (top empreendedores, talentos e investidores tech), mas na minha cabeça quero o número de 10.000 pessoas assinando até o final do ano. Como diz Paul Graham, startup = growth. No meu caso, conteúdo = growth também.
Hit Post: Neste quarter, sinto que não escrevi um artigo muito viral. No Q4, houve o The Next Big Thing com a
. No Q1 2023, escrevi o artigo do SVB. Meu backlog de ideias é gigante, mas queria sua ajuda com sugestões de temas. Me ajude respondendo esse email ou com sugestões no lucasbarbosaabreulima@gmail.com.
Looking ahead
Podcast: Neste trimestre, vai sair um projeto que está na minha cabeça há uns 4 anos - o podcast. Confesso que ainda tenho um dúvida sobre o formato, mas se essa newsletter me ensinou algo é que caminho se conhece andando. Conto com com o apoio de vocês.
Investing: Dizem que o 11º mandamento da vida é testar. Quero conhecer empreendedores e investir uma parcela das primeiras rodadas com a proposta de ajudar no storytelling da rodada (pitch), que é algo que eu trabalho nos últimos 5 anos na minha carreira de VC. Se você é um founder no seed ou na fase de “anjo”, me manda uma mensagem e vamos trocar uma ideia. Podem haver sinergias. (ainda voltarei com novidades sobre esse “produto”)
Asks
Compartilhando, que tal? Manda a Abreu Newsletter com uma pessoa ou grupo de pessoas que poderia se interessar no conteúdo. Segue um link para compartilhar diretamente no WhatsApp (geralmente funciona melhor :)).
Pessoal Q1 2024
Melhores livros
Não-ficção: Elon Musk - Walter Isaacson
Melhores podcasts
Business: BG2Pod com Brad Gerstner e Bill Gurley
Non-Business: Served by Andy Rodick (para os fãs de tennis!)
Melhor App
Magie - Um banco no Whatsapp powered by AI (acesse aqui)
Por que tô compartilhando em público?
Uma parcela relevante da minha carreira foi construída e desenvolvida em público:
Em janeiro de 2021, enviei o primeiro post desta newsletter (já com o nome Sunday Drops.)
Em dezembro de 2021, publiquei o primeiro review do ano da newsletter.
Em maio de 2022, escrevi sobre a nova realidade das startups e porquê o futuro parecia tão diferente do passado. Esse artigo foi um hit e devo ter sido um dos primeiros a falar desta “crise”.
Em dezembro de 2022, escrevi ao lado da minha amiga
Julia De Luca
a primeira edição do The Next Big Thing.
Em maio de 2023, escrevi sobre o meu primeiro roadshow como investor na Califórnia e Nova York.
Em julho de 2023, compartilhei o primeiro ppt que fiz para uma aula que dei (que foi no Insper).
Em setembro de 2023, fui no SaaStr para aprender e compartilhar insights com vocês.
Acho que deu para entender o ponto né? A minha carreira, e a evolução dela, foi parcialmente exposta através do desenvolvimento dos meus pensamentos. Desde 2020 publico conteúdos em público recorrentemente.
Se até hoje foi assim (e sempre foi muito positivo), faz sentido dar um double down no “building in public” e compartilhar um quarterly update da Abreu Newsletter. Quero trazer números, relatos sobre conquistas, desafios, produtos. Algo mais real.
É isso. Até domingo galera!
Referral Program
Poucas vezes eu comento, mas tenho um programa indicações.
Se 2 pessoas assinarem com seu link (abaixo), você tem um material especial sobre postar e crescer no linkedin. Se 7 pessoas assinarem, podemos marcar um papo de 20 min sobre VC/pitch. Se 20 pessoas assinarem, você ganhará um swag especial do Sunday Drops #100.