The Next Big Thing LatAm 2023
Insights de +50 thought leaders sobre a grande tendência nos seus respectivos setores.
Qual é a próxima grande tendência em 2023?
Com o fim de um ano tão intenso, surgem questionamentos sobre o que esperar do próximo que está por vir. Para olhar para o futuro, unimos forças e reunimos em um só lugar as previsões mais precisas que você vai ler em todos os setores quando se trata de América Latina!
OK - é uma afirmação ousada. Mas a verdade é que convidamos os thought leaders mais proeminentes de diversas categorias que envolvem tecnologia para dar sua opinião sobre a próxima grande novidade em seus respectivos setores.
O resultado é um relatório cheio de grandes insights sobre oportunidades que ajudarão a guiá-lo durante 2023. Estamos entusiasmados em tê-lo como leitor no primeiro relatório The Next Big Thing LATAM — que, acreditamos ser o primeiro de muitos. Esperamos que você goste!
O conceito foi inspirado no relatório anual “Next Big Thing”, de Nikhil Basu1. Como sempre, estamos abertos a comentários e sugestões e encorajamos você a compartilhar com todos os seus colegas!
Quanto mais compartilhamos conhecimento sobre a indústria tecnológica latino-americana, mais fomentamos nossos empreendedores e investidores locais. No final, este é o nosso objetivo: divulgar ao mundo de forma contínua nossos talentos locais- líderes que estão de fato influenciando suas respectivas indústrias globalmente.
Enjoy the ride!
OBS: Tanto os temas quanto os especialistas estão organizados em ordem alfabética.
Junte-se a mais de +8.000 pessoas curiosas e inteligentes assinando as newsletters responsáveis pelo The Next Big Thing LATAM:
A próxima grande tendência em 2023 na América Latina é......
Agriculture...
A próxima grande tendência é o fato de que os temas de sustentabilidade e rastreabilidade continuarão prosperando em 2023, impulsionados por consumidores mais conscientes quanto ao meio ambiente e regulamentações internacionais mais rígidas. Além disso, com a crescente incerteza sobre a demanda de commodities e o aumento dos custos de financiamento em comparação com os anos anteriores, é esperado que os agricultores priorizem a lucratividade e a eficiência ao longo do ano.
Antonio Moreira Salles, Co-Founder e General Partner na Mandi Ventures
A próxima grande tendência em 2023 é que AgTech e Climate Tech continuarão a convergir em um ritmo acelerado. É cada dia mais claro que existem muitas oportunidades de inovação em agricultura e alimentos que se mostrarão lucrativas, escaláveis e de grande impacto na frente climática.
Ariadne Caballero, Partner na SP Ventures
In Artificial Inteligence...
A próxima grande tendência em 2023 são soluções de AI acessíveis, confiáveis e escaláveis para detecção precoce de doenças crônicas — como o câncer — usando exames de sangue de baixo custo. Especialmente considerando o setor de saúde da América Latina, que enfrenta questões severas, como desigualdade no acesso e a crescente demanda de uma população envelhecida.
Daniela Castro, CTO Huna.
A próxima grande tendência é a aplicação da inteligência artificial integrada a outras tecnologias. Isto é fundamental para proporcionar maior automação de processos e operações, melhorando a tomada de decisões e potencializando o desempenho das empresas. O uso de tecnologias que automatizem processos de forma inteligente traz vantagem competitiva, sendo diferencial estratégico na superação da possível recessão mundial, e na retomada do crescimento.
Lincoln Ando, Founder e CEO idwall
In B2B Fintech...
A próxima grande tendência em 2023 é a jornada de pagamento B2B como estratégia de receita. As mesmas pessoas que mudaram do Táxi/Blockbuster para Uber/Netflix são donos das PMEs e esperam a mesma experiência fluída.
Bernardo Vale, Founder e CEO Marvin.
A próxima grande tendência em B2B Fintechs na América Latina é a digitalização dos pagamentos e workflows. Os processos que envolvem fluxos financeiros B2B possuem diversas ineficiências e empresas de variados segmentos com dores parecidas estão se modernizando e buscando automação constante para que tenham uma visão clara de seu fluxo de caixa.
Laura Camargo, Empreendedora B2B Fintech.
In Creators...
A próxima grande tendência em 2023 são os criadores, grandes e pequenos, começando suas próprias empresas e disruptando as principais indústrias de consumo por meio de um crescimento explosivo com custos de aquisição de clientes quase zero. Consumidores querem recomendações de pessoas reais, ao mesmo tempo em que desejam consumir profundamente conteúdo online autêntico. Portanto, as empresas lideradas por criadores não são apenas mais uma coisa para se entusiasmar – é a evolução do comércio e uma mudança monumental no comportamento de compra do consumidor.
Rapha Avellar, Founder e CEO Brandlovrs
In Crypto...
A próxima grande tendência em 2023 em crypto serão iniciativas focadas em usos reais. 2022 foi provavelmente o fim de projetos focados em (i) demanda do varejo e/ou (ii) demandas da própria indústria, ambas turbinadas por dinheiro de VC. Teremos uma indústria menor e mais regulada, um novo começo para esta tecnologia revolucionária.
Eduardo Vasconcellos, founder da Bits, Stocks e Blocks.
A próxima grande tendência em 2023 é a regulamentação crypto. A falta de regras claras para impor total transparência entre os players centralizados levou à muitas decepções em 2022. Embora no futuro a transparência seja garantida pela própria blockchain, a tecnologia levará seu tempo para evoluir. Até chegarmos lá, a indústria crypto terá que contar com os reguladores para criar estruturas bem pensadas que evitem casos como o do FTX, enquanto que permitam que a Web3 floresça e alcance todo o seu potencial.
Marcelo Sampaio, Founder e CEO Hashdex
In Culture Building...
A próxima grande tendência de 2023 é a subida da barra de performance nas organizações, principalmente de tech. À medida em que essas organizações crescem menos agressivamente e que o equilíbrio de forças entre colaboradores e empregadores se torna mais nivelado, as pessoas vão ter que entregar mais para (re)conquistar seus lugares nos times. Culturas vão ter que se adaptar; o turnover vai inevitavelmente subir; mas empresas, pessoas e profissionais melhores vão emergir desse ano de ajuste.
Francisco "Kiko" de Mello, Founder e CEO Qulture Rocks
A próxima grande tendência em 2023 é o retorno ao básico. Culturas movidas por crescimento a qualquer custo lideradas por fundadores mais impulsivos dispostos a apostar grande para atingir metas em tempos recordes, darão espaço para companhias procurando crescimento sem loucuras e controle de custos mais rigorosos lideradas por fundadores mais analíticos dispostos a construir companhias duradouras.
Guilherme Pacheco, Founder e Chairman Mosaico.
A próxima grande tendência em 2023 é a cultura People-First e a busca por bem-estar geral nas organizações. Sob um contexto de aumento significativo da proporção de colaboradores com problemas de saúde mental aliado ao possível período de recessão que teremos em 2023, manter os melhores talentos saudáveis e engajados nas empresas será um dos focos mais cruciais para a sustentabilidade dos negócios e isso vai mudar a forma como trabalhamos.
Mariana Dias, Founder e CEO Gupy
In Cybersecurity...
A próxima grande tendência de 2023 é cada empresa perceber que investir apenas em sua própria cyber segurança. O apoio operacional e financeiro oferecido a fornecedores — e canais-chave irão incluir cyber segurança. Cooperação e investimento ao invés de auditoria e repasse de responsabilidades finalmente ajudarão a domar riscos sistêmicos.
Alexandre Sieira, Co-founder e CTO Tenchi
A próxima grande tendência em 2023 é a recente descoberta de fragilidades no amplamente utilizado sistema de reconhecimento por biometria facial, apontadas pelo NIST, nos EUA. Acompanhando este cenário e ecoando o posicionamento das autoridades americanas, o Brasil inaugurou a primeira delegacia especializada em fraudes documentais e biométricas, em São Paulo, no fim de novembro.
André Ferraz, Founder e CEO Incognia
In DeepTech...
A próxima grande tendência em 2023 envolve alavancar os últimos avanços em genômica, proteômica, metabolômica, metodologias analíticas, bioinformática e inteligência artificial para interpretar a interação molecular entre as espécies e liberar o potencial da biodiversidade brasileira e latino-americana como base e inspiração para o desenvolvimento de medicamentos, ingredientes alimentícios, insumos agrícolas e produtos químicos industriais inovadores.
Gabriel Perez, Managing Partner Fundo Pitanga.
A próxima grande tendência é o nascimento da TechBio. Disciplinas que antes eram consideradas separadas – como tecnologia, biologia e física – estão convergindo para produzir novas soluções incríveis. Estamos falando de Biotech 2.0 ou TechBio. À medida que a AI e a biologia se fundem, receberemos mais cuidados em nossas casas e os médicos auxiliados pela inteligência artificial fornecerão recomendações de tratamento com base em nossos biomarcadores digitais e genéticos.
Cristian Hernandez-Cuevas, General Partner Zentynel Frontier Investments
In Developers World...
A próxima grande tendência em 2023 para desenvolvedores é o uso em massa de ferramentas no-Code. Ela empodera o não programador nas automatizações do dia a dia, o que torna os processos melhores dentro das empresas e mais analisáveis através dos dados gerados. Assim, os devs poderão dedicar mais tempo para as aplicações de alto nível e menos tempo em criar soluções que podem ser desenvolvidas de forma simples, o que fará com que o nível das tecnologias desenvolvidas suba, tornando a hora do programador mais produtiva.
Rodrigo Terron, CEO Rocketseat
A próxima grande tendência em 2023 para os desenvolvedores é a alavancagem da inteligência artificial em seus fluxos de trabalho. Novos códigos, refatoração e testes automatizados serão todos gerados pela AI e apenas revisados pelos devs. Estamos mudando para “linguagens” de muito mais alto nível, como low-code e no-code. Esse novo desenvolvedor pode ser 1000 vezes mais produtivo do que os existentes.
Sibelius Seraphini, Founder Woovi
In Education ...
A próxima grande tendência serão organizações educacionais trabalhando ao lado do governo e do setor privado para auxiliar jovens adultos (entre 16-25 anos) a entrar no mercado de trabalho.
Eduardo Mufarej, Founder GKventures
A próxima grande tendência é que edtechs finalmente vão entender 3 coisas óbvias: 1) lifelong learning não pode ser aplicado como um produto único e padronizado para todos. 2) não existe disrupção rápida em educação 3) o chamado modelo tradicional ganhará mais destaque, porém como laboratório. Espero que possamos nos concentrar nos alunos e professores, evitando as tendências pure tech e purê gimmick. Apesar de aprendermos muito com elas, e foco deve ser sempre nos alunos e professores.
Paulo Silveira, CEO Alura
In ESG...
A próxima grande tendência é o entendimento da relevância da natureza e sua biodiversidade. Devido aos impactos das mudanças climáticas e suas consequências, a humanidade está sendo forçada a valorizar a natureza e todos os recursos naturais. A forma como interagimos com a natureza e suas comunidades está mudando e como resultado presenciaremos tecnologia, educação, engajamento. Em alguns anos veremos um conceito diferente de Floresta.
Janaina Dallan, Partner CarbonNext.
A próxima grande tendência em 2023 é integrar os tópicos ESG à estratégia de negócios. É urgente considerar os desafios sociais, ambientais e climáticos na gestão das empresas. Precisamos evoluir de uma estratégia de sustentabilidade para uma estratégia de negócios que usa como core a geração de impacto positivo.
Luiza de Vasconcellos, Head ESG Itaú.
In Fintech…
A próxima grande tendência em 2023 é a de finanças sociais impulsionando o aumento da confiança entre pessoas que querem mover e falar sobre dinheiro juntas. Pagar, gastar, emprestar e investir com familiares e amigos vai ser possível e comum. É a combinação perfeita entre o 'transacional' e o 'interativo', que levará finanças sociais ao novo patamar da conexão humana ao redor de um tema que ainda é tabu. Afinal de contas, humanos são criaturas sociais e juntos vamos mais longe.
Ana Zucato, Founder e CEO Noh
A próxima grande tendência na América Latina em 2023 é infraestrutura capaz de suportar a revolução dos pagamentos instantâneos. Esse tipo de transação é uma transferência de dinheiro entre contas. Ela força toda a infraestrutura do banco a lidar com um volume de transações para o qual não foi projetado. O desafio é maior para casos de uso B2B do que para B2C, mas a maioria dos bancos está subestimando o B2B.
Carlos Netto, Founder e CEO Matera
A próxima grande tendência é a utilização de dados financeiros na tomada de decisão e no relacionamento com o consumidor. Os dados financeiros nos contam algo inerente à natureza humana - como alocamos nossas preferências. Com os avanços no campo de inteligência artificial, as instituições financeiras estão percebendo o valor dos dados que possuem e visam a utilização da IA para destravar seu potencial. Os modelos de machine learning permitirão que os bancos melhorem em tarefas como detecção de fraudes e gerenciamento de riscos, mas o maior valor virá da criação de experiências extremamente personalizadas para seus clientes. Ao aplicar AI aos dados financeiros, os bancos rapidamente obterão uma compreensão profunda de seus clientes, lhes permitindo replicar o atendimento que antes só era possível por meio de relacionamentos de longo prazo com os gerentes de contas.
Felipe Lamounier, Founder e CEO Chico.
A próxima grande tendência em 2023 é o acesso massivo da Geração Z ao dinheiro digital pela primeira vez.
Mario Augusto, Founder e CEO NG.Cash
A próxima grande tendência em 2023, para o ecossistema LatAm fintech, é a importância da clareza e oportunidade regulatória. Fintechs se saem melhor com os reguladores ao seu lado e o setor continuará a se apoiar neste fato. Liderada pelo Brasil, fintechs por toda América Latina perceberão que a regulamentação pode ser sua aliada. O PIX é um exemplo maravilhoso de um regulador impulsionando a inovação — agora vamos ver o que pode ser construído em torno dele. As regras do Open Banking, a regulamentação crypto e outras políticas bancárias impulsionarão fintechs em 2023.
Mike Packer, Partner QED.
A próxima grande tendência para Fintechs em 2023 será a consolidação ou a transição de estratégias de top line (marketing, aquisição de clientes, vendas etc.) para bottom line (escala, resiliência e eficiência). A tecnologia cloud fornecerá a estrutura crítica para isso, permitindo o futuro dos serviços financeiros.
Ricardo Josua, Founder e CEO Pismo.
In Gaming...
A próxima grande tendência é que continuaremos a ver crescimento e evolução contínua na indústria de jogos. Não apenas os jogos estão se tornando mais fáceis de criar por meio do uso de inteligência artificial, mas também novos hardwares como AR/VR estão se tornando mais prontos para os consumidores e estão criando experiências mais imersivas e interativas. Os jogos serão feitos de forma mais rápida, barata e gerando novas experiências para os usuários.
Bruno PlayHard, Founder e CEO Loud
A próxima grande tendência da indústria de eSports e games para 2023 é se estabelecer cada vez mais como uma opção de entretenimento mainstream, atingindo novas comunidades e aumentando o número de fãs.
Roberta Coelho, CEO MIBR
In Growth Capital...
A próxima grande tendência em Growth Capital em 2023 é que será o “ano de construção” para empresas latino-americanas em alto crescimento. Continuaremos a ver um mercado difícil do ponto de vista do “entusiasmo de investir”, com isso algumas empresas reduzirão seus planos de crescimento e executarão layoffs, e algumas outras devem falir e fechar. Podemos até ver um número crescente de céticos sobre a oportunidade de construir novas startups voltadas para a tecnologia na América Latina. No entanto, os empreendedores e talentos latino-americanos estão entre os mais resilientes do mundo e estão acostumados e preparados para mudanças de ciclos constantes. Portanto, esperamos que eles continuem avançando, pivotando se necessário, seja por design ou pela força, e focando mais do que nunca em fundamentos, a fim de construir negócios que forneçam um serviço ou produto claramente superior e que possam ser sustentáveis. A América Latina continuará sendo um polo de adoção de tecnologia e digitalização, e a tecnologia se tornará ainda mais relevante na maioria dos setores da economia.
Francisco Demalde, Co-Founder and Managing Partner Riverwood Capital
A próxima grande tendência em 2023 é o foco e investimento em empreendedores latino-americanos que desejam criar empresas líderes em mercado globais. Exemplos recentes de empresas do portfólio da General Atlantic Latam com ambições globais/internacionais incluem: Hotmart, Gympass, D-Local, InCode e Fluency Academy.
Martin Escobari, Co-President General Atlantic
A próxima grande tendência é que as melhores empresas de late stage devem levantar recursos através de conversíveis que serão acionados no preço do IPO + um retorno preferencial. Isso evita a necessidade de precificá-las durante períodos de incerteza elevada.
O valuation em rodadas Série B+ cairão drasticamente vs 2021, conforme investidores precificarem startups pensando em múltiplos de saída mais baixos com base nos earnings ou no EBITDA, em vez do múltiplo de receita.
Paulo Passoni, Investor in Garden Leave.
In health...
A próxima grande tendência é uma integração mais profunda com ferramentas digitais de saúde para gerir gastos com benefícios, que é uma alavanca fundamental para as empresas sustentarem as margens em meio a um ambiente macroeconômico desafiador (com custos médicos subindo 20% ano após ano).
Belen Mella, Investor Thrive Capital
A próxima grande tendência é a decentralização e digitalização da saúde. A combinação da telemedicina, serviços médicos em casa e digitalização das farmácias fará com que o cuidado com a saúde seja feito cada vez mais sem sair de casa e de forma mais integrada, provendo à população mais acesso e adesão ao tratamento.
José Eduardo Guinle, Partner DNA Capital
A próxima grande tendência em 2023 é o uso de terapias digitais. A medicação tradicional de alto custo será gradualmente substituída por intervenções terapêuticas baseadas em evidências executadas por software e algoritmos para mudar o comportamento dos pacientes e promover o mesmo efeito da medicação a custos muito mais baixos e sem efeitos colaterais
Thomaz Srougi, Founder Dr. Consulta
In LATAM tech market…
A próxima grande tendência em 2023 é a interação humano-inteligência artificial (AI). Veremos a emergência de novas tecnologias transformarem nossas vidas pessoais e profissionais. De amigos AI, terapeutas AI para ferramentas poderosas de AI que nos tornam melhor no trabalho e escalam nosso impacto. Por um período, pessoas e empresas que se tornarem mestre nessas ferramentas terão uma vantagem extraordinária.
Anna Piñol, Principal NFX
A próxima grande tendência em 2023 é a criação de grandes ecossistemas setorizados. Na última década, principalmente, aprendemos a contratar produtos e serviços através de aplicativos e plataformas segregadas, gerando assim vários tipos de experiências como usuários. Acredito que nos próximos anos veremos a junção desses serviços em grandes plataformas de experiências que consolidam nossas necessidades em um só lugar.
Ingrid Barth, Co-Founder Linker e Presidente ABstartups
A próxima grande tendência em 2023 será a América Latina consolidando sua posição como um hub tecnológico relevante tanto para talentos quanto para alocação de capital. Digitalização B2B, análise de dados e softwares verticais vão impulsionar os investimentos na região.
Thiago Maceira, Managing Director Itau BBA
In Legal…
As próximas grandes tendências em 2023 serão:
A América Latina seguirá no palco das atenções para oportunidades em tecnologia, inclusive transações de M&As e parcerias comerciais; e colheremos os frutos das recentes mudanças legislativas que incentivam o empreendedorismo, desburocratizam a captação de investimento estrangeiro, e regulamentam novas tecnologias
2023 dará destaque aos investimentos por CVCs. De uma lado, as grandes corporações estão mais estruturadas para investimentos que confiram maior agilidade a processos de pesquisa e inovação. De outro, há maior consciência de que o desenvolvimento de deep techs depende destes parceiros. Será a vez de um ambiente ainda mais colaborativo - e os CVCs tornam-se players relevantes na busca por investimentos em alternativas sustentáveis e respostas a mudanças climáticas.
2023 será, ainda, um ano de maior exigência por boas práticas de governança corporativa e controles razoáveis por parte das autoridades reguladoras, frente aos aprendizados do inverno de 2022.
Camilla Martes, Partner Mattos Filho
A próxima grande tendência é que 2023 será um ano darwiniano no ambiente de fundraising das startups. A tendencia nesse ecossistema será a maior participação das empresas brasileiras e estrangeiras nas rodadas de investimento por meio de seus braços de Corporate Venture Capital (CVC).
As startups costumam captar dinheiro através do modelo de “staged financing” em que os recursos investidos normalmente são consumidos ao longo de 18-24 meses. Os investimentos captados durante as rodadas de 2020 e 2021 estão chegando ao fim, e os fundos de venture capital (os VCs) estão mais seletivos e criteriosos na seleção das startups. As startups já começaram a aceitar que os valuations serão mais modestos na próxima rodada e começaram a buscar, além de capital financeiro, contribuições intangíveis, como por exemplo acesso a canal de distribuição (que no Brasil têm um valor imenso), bases de dados e mentorias de executivos seniores de grandes corporações para acelerar a curva de aprendizado e agilizar o product market fit.
As corporações que souberem aproveitar o momento e conseguirem entender o mindset do investimento de VC (win-win; não controlador, horizontes de mais longo prazo, etc.) vão ser as grandes protagonistas do ecossistema. As corporações que não conseguirem compreender esse mindset também poderão capturar oportunidades de acqui-hires de startups com times de tecnologia e produtos que destravem valor para seus objetivos de mais curto prazo.
Nos VCs institucionais, por sua vez, começam-se a discutir estruturas “pay-to-play“ — em que os investidores que não exercerem seus direitos de preferência na próxima rodada perdem direitos conquistados em rodadas anteriores e passam para o “assento do carona” nas startups de seu portfolio.
Fabiana Fagundes, founding partner FM/Derraik
In Macroeconomics…
A próxima grande tendência na América Latina em 2023 será a consolidação por parte das empresas. Do México ao Uruguai, os bancos centrais de toda a região implementaram um aperto monetário agressivo em 2022, e alguns podem continuar a apertar em 2023. Dado o espaço limitado para compensações fiscais e uma desaceleração da economia global (estamos vendo um aperto nos EUA e na Europa também), o crescimento do PIB LATAM provavelmente desacelerará substancialmente.
O ambiente de crescimento muito mais lento somado à taxas de juros e custos de financiamento consideravelmente mais altos inevitavelmente impactarão empresas mais fracas com mais força, tornando-as alvos de aquisição. Em alguns casos específicos, em que os incumbentes são fracos demais para reagir, os novos entrantes, livres de pesadas dívidas, devem ser capazes de ganhar participação de mercado de forma significativa. Será um ano difícil e darwiniano para as empresas latino-americanas.
Mário Mesquita, Economista-chefe do Itaú Unibanco
In Marketing...
A próxima grande tendência no marketing de startups são 2 movimentos: (i) O uso de Generative AI para produção das peças de comunicação, na busca por comunicação mais personalizada e relevante com escala. (ii) Investimentos em marca, que deve ganhar maior espaço nas startups tech mais maduras e capitalizadas na busca por menor dependência de mídia de performance, e construção de awareness em um universo de massa.
Daniel Chalfon, Partner na Astella
A próxima grande tendência em 2023 é o YouTube Shorts.
Ricardo Dias, Co-Founder Adventures e BrandLovrs
A próxima grande tendência em 2023 para o marketing será a criação e gestão de comunidades. O advento de tecnologias emergentes como NFTs e maior adoção de canais como o Discord — especialmente pelas gerações mais novas - colaboram e viabilizam uma melhor interação e tangibilização dos efeitos de uma comunidade para uma organização.
Existe um impacto ainda maior em empresas de tecnologia, uma vez que uma comunidade forte tem o potencial de construir produtos e serviços mais relevantes. Obter insights, gerar e extrair valor através de pessoas altamente engajadas e recompensadas, serão oportunidades para criar advogados que se tornam canais de distribuição para as marcas. Além disso, em um trabalho mais sofisticado é viável e virtuoso co-desenvolver e pré-testar soluções com as comunidades, objetivando aumento da eficácia de um novo projeto ou correção de rota de projetos existentes.
Robson Harada, CMO Mercado Bitcoin
In Media...
A próxima grande tendência em 2023 é a regulação das atividades de empresas como Facebook, Google, Twitter e Tik Tok. Dois fatores principais vão contribuir para que o assunto ganhe relevância: com nova ferramentas de inteligência artificial como DALL-E e GPT-3 permitindo a criação de textos e imagens de forma automática (além da proximidade da campanha à presidência nos EUA), o combate à desinformação e à propagação de notícias falsas ganhará novos contornos. Outro aspecto é a necessidade de governos ao redor do mundo de gerarem novas fontes de receita para compensar a desaceleração da economia com a recessão que se aproxima.
Gustavo Brigatto, Founder e CEO Startups
A próxima grande tendência em 2023 são canais de mídia produzindo conteúdos que não exigem a atenção plena do leitor, ouvinte ou telespectador. Isso decorre da redução significativa da capacidade de concentração do ser humano — já similar a de um pequeno peixe de aquário.
Cada vez mais, as pessoas irão consumir vídeos do TikTok na tela do celular, enquanto assistem a outro tipo de conteúdo na Smart TV. Por isso, conteúdos pensados para second-screen ganharão muita força — leio ou vejo isso, enquanto faço outras coisas.
O marketing de performance será mais difícil nesse modelo e a publicidade volta a olhar para branding e exposição como fatores primários. Pelo excesso de opções de produtos similares, o LTV passará a ter mais peso que o CAC imediato
Hernane Ferreira, Founder e CEO The News.
In Newsletters…
A próxima grande tendência na América Latina é o aumento do consumo de conteúdo alternativo, principalmente newsletters e criadores de conteúdo independentes no Youtube e Twitch (ainda existem poucos Youtubers e Twitchers ultrafamosos na América Latina).
Alguns países da nossa região ingerem quantidades insalubres de mídia social. No entanto, o consumo atingirá o pico no próximo ano, e os latino-americanos começarão a ser mais seletivos com seu tempo e atenção, à medida que acordarem para os efeitos nocivos do excesso de mídia social e doomscrolling.
Ernesto Canales, Co-Founder Latinometrics
A próxima grande tendência é a escala da Inteligência Artificial e a busca por mecanismos que validem autenticidade e o poder dos indivíduos. Dado que a Inteligência Artificial fez um belíssimo trabalho na criação de conhecimento por texto, imagem e áudio, a dúvida é sobre como verificamos o conhecimento entre as pessoas e incentivaremos autenticidade. Acredito que esse é um problema claro para a Web3 comprovar a sua tese de ownership e de empoderamento dos indivíduos, em mercados mainstream.
Guilherme Lima, Investidor Astella e Escritor Dealflow
In Public Equities...
A próxima grande tendência em 2023 será como as empresas gerenciam o desejo dos funcionários de manter o trabalho remoto como norma, em oposição à deterioração da cultura corporativa. Embora possa ser feito mais remotamente para tentar introduzir nos funcionários os valores da empresa, ficará cada vez mais óbvio que a cultura requer interações pessoais, incluindo o treinamento de recém-formados que demandam um grau extra de educação devido à sua experiência educacional com aprendizado remoto. As empresas retornarão cada vez mais para a interação pessoal, com impactos nos imóveis corporativos e comerciais nas principais cidades do mundo.
Bruno Garcia, Founding Partner Truxt Investimentos
A próxima grande tendência em 2023 é o fato de ser o ano da eficiência, no qual empresas precisam fazer mais com menos - e a lucratividade é uma prioridade universal. Após uma década em que o principal objetivo era o crescimento, hoje os fundadores precisam mostrar que seus negócios param de pé. Em uma negociação, o capital voltou a ter a palavra final.
Leonardo Otero, Founder Arbor Capital
In SaaS...
A próxima grande tendência é que soluções no-code ajudarão ainda mais empresas a acelerar sua transformação digital, fornecendo governança escalável, ágil e empoderando os "citizen developers". Essas ferramentas facilitam o relacionamento entre negócios e TI, permitindo que as organizações executem novas ideias com rapidez e eficiência por uma fração do custo de outras soluções legadas. Ao aproveitar o no-code, as empresas podem responder às mudanças nas condições do mercado e nas necessidades dos clientes com velocidade e agilidade, ao mesmo tempo que reduz os custos operacionais.
Alessio Alionço, Founder e CEO Pipefy.
A próxima grande tendência em 2023 é que startups LATAM começarão a colher os benefícios de uma década reunindo os fundamentos de um crescimento rápido e eficiente. Muito parecido com o futebol nos EUA - de um começo tardio ao mainstream - as startups da LATAM invadirão o cenário tech global com soluções em software para consumidores e PMEs.
First we crawled, then we walked, now we run.
Edson Rigonatti, Co-Founder e General Partner Astella
In Venture Capital…
A próxima grande tendência em 2023 é a Inteligência Artificial. AI abrirá novas oportunidades para as empresas aumentarem a eficiência, reduzirem custos e obterem uma vantagem competitiva através da automatização de tarefas mundanas e melhor tomada de decisão com mais agilidade. AI ajudará empresas a identificarem clientes em potencial, a direcionarem melhor seus produtos e serviços e acima de tudo, ajudará as empresas latino-americanas a se manterem competitivas em um mundo cada vez mais globalizado
Anderson Thees, Venture Capitalist no Itaú, com a ajuda do GPT3
A próxima grande tendência de 2023 é o movimento em direção ao Open Health. Após o sucesso do Open Banking no Brasil, reguladores, operadoras de saúde e prestadores de serviços estão testemunhando o benefício da interoperabilidade de dados. Essa mudança será muito mais gradual do que vimos em serviços financeiros, mas um sistema aberto de saúde junto à softwares sofisticados e análises preditivas de dados oferecidos por players emergentes, transformarão (esperamos!) o sistema de saúde no Brasil na próxima década.
Julio Vasconcellos e Ana Clara Martins, Partners Atlântico
A próxima grande tendência são inovações e investimentos para setores estruturais como logística, agricultura e indústria. No médio prazo, a humanidade está se direcionando para uma mudança significativa sobre como geramos energia: a matriz renovável reduzirá o custo para próximo de zero. Isso é uma mudança significativa para industria e setor de transportes/logística, no qual a energia está entre os 3 principais custos. Com um custo menor, nós seremos capazes de destravar valor e servir uma porção mais significante da população nas suas demandas.
Laura Constantini, Co-Founder e General Partner Astella
A próxima grande tendência na América Latina serão as startups "nativas globalmente". Embora a pandemia possa ter interrompido a globalização nas cadeias de comércio e suprimentos, as mudanças de hábitos, cultura e processos impostas pelo Covid-19 mudaram para sempre como e onde trabalhamos, globalizando o banco de talentos para funcionários de tecnologia. Isso traz enormes oportunidades, mas também implicações de custos diretos para as empresas latino-americanas. Para competir com uma estrutura de custos globalizada para talentos, as empresas apoiadas por capital de risco da América Latina começarão a visar fluxos de receita globais desde o primeiro dia.
Lucas Lima, co-founder LASP Capital
In Wellness/Femtech...
A próxima grande tendência é uma health tech focada no público feminino, com soluções adequadas para a diversidade socioeconômica, de gênero e raça desta população. Hoje, os corpos femininos representam 80% do mercado de saúde, mas as soluções raramente consideram as suas necessidades específicas. No futuro, teremos um modelo centrado no ser humano, que alavanca tecnologia e saúde na mesma medida.
Stephanie von Staa, Founder Oya Care.
A próxima grande tendência no Wellness são pessoas fazendo pausas nas redes sociais e se desconectando da tecnologia regularmente como terapia e uma meta de autocuidado.
Tatiana Pimenta, Founder e CEO Vittude
Se considerou The Next Big Thing valioso:
Compartilhe com empreendedores, colegas, investidores e nos ajude a amplificar o alcance.
Baixe o relatório e compartilhe no whatsapp/slack.
Assine a Abreu Newsletter e em 2023 esteja por dentro das principais tendências LATAM.
Assine a newsletter da
e receba todas as semanas insights especiais sobre o mercado LATAM de startups.