Leitores e Leitoras,
queria agradecer a vocês nesse ano por me doar o seu bem mais precioso: o tempo.
Em 2021, me propus a compartilhar reflexões e pensamentos online. Quando comecei lá no Sunday Drops 1, meu acordo comigo era: se me fizer bem, eu continuo. Se não, eu paro.
Ao longo do tempo, não tive a escolha a não ser continuar: a sensação era excitante e aqui estamos, 57 textos depois. Escrever de forma recorrente e online me trouxe:
Aprendizado: Um texto de mil palavras é resultado de muita pesquisa, seja em conteúdos ou nas reflexões da sua cabeça. Expor pensamentos em palavras te leva além do estado natural de piloto automático. Sinto que aprendi a me comunicar melhor, a expor os meus pensamentos de forma mais clara e autêntica, além de me tornar mais independente intelectualmente. Além desse output, através da produção artigos sinto que desenvolvi muito meu conhecimento em mercados como a "Creators Economy”, em modelos de negócios como Marketplaces e também sobre a indústria do Venture Capital em si.
Conexões: Conheci tanta gente legal e tenho certeza que não as conheceria se não fosse a newsletter: Empreendedores, jovens ambiciosos, executivos, escritores, colegas do Venture Capital, entre diversas outras pessoas. Sinto que minha rede se expandiu exponencialmente em 2021 e sou grato por ter aprendido tanto com elas.
Disciplina: Escrever o Sunday Drops me ensinou muito sobre o poder de instituir hábitos e acima de tudo, ter compromisso. Sou indisciplinado por natureza e ter conseguido escrever praticamente toda semana na montanha russa que chamada 2021 foi uma grande vitória pessoal.
Ser um cidadão digital é como ser um viajante no mundo. Publicar no espaços virtuais nos abre espaço para o acaso e conexões aleatórias, assim como viajar o mundo também. O ponto é: as pessoas estão vivendo no mundo virtual e estar presente nele de forma ativa abre oportunidades, amizades e trocas. O que eu vivi esse ano no mundo digital tem mudado a minha vida e espero que outras pessoas também possam vivenciar isso.
Para vocês que me acompanham nessa jornada, compartilho as estatísticas da Abreu Newsletter em 2021
873 subscribers 😃
Para mim, é surreal. Quando estudava na GV, a sala tinha capacidade para 40. Imaginar que nesse mundo virtual tenho um espaço para me comunicar com ~42 salas é surreal. Viva a internet!
57 artigos
Foram 42 Sunday Drops. Os principais tópicos: Creators Economy, Marketplaces, Reflexões generalistas e artigos com recomendações de conteúdos.
43.026 leituras
Artigo mais lido: “Projete a arbitragem de LTV e CAC” com 2.228 leituras.
Interessante ver que as leituras são bem distribuidas: não existe um mega hit mas uma constância de views por artigo.
51.552 palavras
The Great Gatsby, o clássico de Fitzgerald, tem 47.094 palavras e 218 páginas. Ou seja, em 2021 posso dizer que escrevi um livro. 🤯
327.240 caracteres
O equivalente a 2338 tweets de 140 caracteres.
Essa estatísica vai para os vários amigos que o twitter me apresentou.
Queria agradecer a todos vocês. Cada like, view, comentário, elogio, crítica, apoio, compartilhamento, feedback serviu como incentivo para que 2021 fosse um ano tão especial.
Desejo um feliz natal e um ano novo incrível.
Agora entro de férias da Abreu Newsletter para programar e refletir sobre 2022. Pretendo retornar no dia 17 de janeiro.
E se tiver alguém que você acha que curtiria essa newsletter, compartilha com ela ou com sua rede?