👋 Bem-vindo e bem-vinda ao artigo mais recente do Sunday Drops 78 - uma newsletter (quase sempre) dominical sobre tecnologia e startups.
✔️ Se você ainda não é inscrito ou inscrita, adicione seu email abaixo e junte-se a mais de 6.400 empreendedores e investidores.
Venture Capital 101
Tive o prazer de lecionar em uma aula no Insper contando sobre Venture Capital (obrigado pela oportunidade, professor Hilton.). Preparei uma apresentação com a seguinte agenda:
O que é VC
Modelo mental
O que analisamos
Processos
Venture Capital na América Latina
Carreiras.
Como sou adepto do building in public, compartilho abaixo a apresentação:
PPT
Também gravei um vídeo fazendo a apresentação, que pode ser valioso especialmente para quem quer conhecer mais sobre o assunto:
Alguns comentários:
Eu gosto de contar sobre o mundo de VC e ter boas discussões. Se você for professor (a) de um grupo de pessoas interessadas em tecnologia e fizer sentido que eu faça esta apresentação, me avisa que podemos agendar. (email: lucasbarbosaabreulima@gmail.com)
A apresentação tem muito a melhorar. É dificil comprimir tantas ideias em alguns slides. Feedbacks são bem vindos.
Para construir esta apresentação, utilizei a ferramenta beautiful.ai. Para gravar, usei o Loom.
Infelizmente não consigo embeedar slides no substack. Esta é a razão porque estou te levando a outro link.
+ VC no primeiro semestre de 2023 (US)
E do nada, estamos no segundo semestre.
Estamos em plena onda de calor nos Estados Unidos, mas o mercado ainda não está tão quente. Segundo Kyle Stanford, analista de VC do Pitch Book, os números do Q2 nos Estados Unidos ainda estão mornos e parecem precários.
Startups levantaram nos Estados Unidos US$ 39.8 bilhões no segundo trimestre, o que totaliza uma redução de 48% YoY e 13% em relação ao Q1 2023. O take mais interessante de Kyle é que, para ele, veremos o “bottom” , o fundo, do mercado provavelmente em Q4 23 ou Q1 24 se as variáveis (inflação, taxa de juros, mercado de IPOs) permanecerem constante. Nos Estados Unidos, das 50 mil startups que levantaram capital e estão vivas, quase que a metade levantou desde 2021 segundo Kyle e muitas virão a mercado especialmente nos próximos trimestres. Isto fará muita oferta de empresas para investidores, que se tornarão ainda mais criteriosos.
Um dos pontos interessante é a "estabilização” da queda, ou resiliência do mercado. Parte disto pode ser atribuída aos investimentos em A.I., crescentes no USA.
Estamos falando do mercado americano, mas as perspectivas são parecidas na América Latina dado a interdependência desta classe de ativos.
Estas informações foram baseadas neste artigo da “Fortune -TermSheet”.
+Threads
Em apenas 2 dias, Threads chegou a 70 milhões usuários, o que corresponde a mais de 18% dos monthly active users do Twitter.
Independente do resultado final, essa nova aventura da Meta mostra o quanto é poderoso uma base de usuários com alto engajamento: com os incentivos corretos, a empresa consegue iniciar qualquer projeto e garante um número extenso de pessoas. Ou seja, se a loucura do metaverso fosse coerente, eles já também teriam uma base de usuários relevante.
O grande ponto agora será entender a retenção ao longo das próximas semanas, mas o número de “sign-ups” iniciais foi impressionante.
PS: Ainda sou time twitter.
+ O que tenho lido ou escutado de interessante nas últimas semanas:
Fazer um ótimo trabalho como médico é completamente diferente de fazer como um CEO, ou bibliotecário. Paul Graham reflete sobre como realizar um grande trabalho nessa bela leitura de ~40 minutos. Recomendo!
Dave é o principal thought leader e investidor de Vertical SaaS no mundo. É uma tendência que acredito muito e neste podcast, ele percorre dos conceitos básicos aos mais profundos através da sua experiência prática.
Keith é um dos principais empreendedores tech do mundo e suas lições sobre gerir time, buscar oportunidades e levantar capital foram compiladas neste Notion: https://mogolshan.notion.site/mogolshan/Lessons-from-Keith-Rabois-2b867858346448998d23f51beee3470a
Se curtiu o Sunday Drops….
Compartilha!
ou assine!