Rapha Avellar é creator, founder, e CEO da Brandlovrs. Ele vive na fronteira da economia dos criadores: vivendo as alegrias e dores de ser um creator ao mesmo tempo que ele empreende neste mercado.
A Brandlovrs levantou mais de R$45MM na sua jornada com Canary, Kaszek, Endeavor, Will.I.Am e JBalvin. O objetivo da empresa é trazer eficiência ao mercado de criadores ao permitir que grandes marcas façam campanhas com criadores médios/pequenos/micro ao mesmo tempo que resolve o problema da monetização deste perfil que é a ampla maioria do mercado.
O que me sempre chamou a atenção nas interações com o Rapha foi: a) sua profundidade na economia dos criadores, b) a sua energia de execução e foco. Exploramos esses dois assuntos neste episódio além de dicas práticas sobre fundraising.
Ouça o episódio no Spotify, Youtube ou Apple Podcasts.
Siga nas plataformas o podcast para receber os novos episódios!
Insights:
Ação gera informação: Muitas pessoas deixam de agir por medo do que os outros vão pensar, o que resulta em oportunidades desperdiçadas.
Três pontos poderosos ao produzir conteúdo:
Conteúdo distorce a escala espaço-tempo: Produzir conteúdo permite escalar seu tempo. A interação passa de "um para um" para "um para muitos", o que é uma das maiores alavancas disponíveis. Enquanto você trabalha em outra coisa, alguém pode estar consumindo seu conteúdo, fazendo com que seu dia tenha mais de 24 horas.
É um sistema para atrair sorte: Ser mais lembrado e visto aumenta suas chances de ser considerado em diversas oportunidades.
Mídia é gratuita pela primeira vez na história: Antes, era necessário pagar para produzir conteúdo (jornal, cinema, TV). Hoje, qualquer pessoa pode produzir conteúdo online sem custos. Isso pode gerar um “CAC negativo” em empresas.
Criadores de conteúdo têm um ativo valioso e ele representa uma oportunidade de arbitragem: Quando você tem uma audiência, seu CAC é significativamente menor. Isso explica o sucesso de parcerias como LiveMode/CazéTV, Logan Paul/Prime, e Virginia/WePink.
Perspectiva sobre a economia dos criadores no Brasil: Eu tinha dúvidas sobre uma possível saturação do mercado, dado o aumento no número de produtores de conteúdo. Rapha me trouxe a visão de que ainda estamos nos estágios iniciais, considerando o tamanho ainda da relevância da TV. É uma tendência geracional que continua a ser positiva .
Foco na qualidade: A AI democratizará habilidades como design de vídeo e edição, tornando-as acessíveis a mais pessoas. Em um mercado com mais produtores, o diferencial estará na criação de conteúdo de alta qualidade, que se destacará cada vez mais.
Brasil é referência na economia dos criadores: Estamos à frente em termos de produtos, engajamento e influência. É um dos poucos mercados que estamos na fronteira.
Para todos os founders:
Focar é abrir mão de algo que você gostaria de fazer: Todo empreendedor deve constantemente se perguntar o que é mais importante para a empresa naquele momento, concentrando tempo e esforços em atividades que gerem valor desproporcional.
A alocação de tempo não deve ser linear: Não se trata de dividir o tempo igualmente entre vendas, produto e cultura. O tempo deve ser alocado de acordo com os maiores desafios. Rapha explica que, no estágio atual da BrandLovrs, ele passa 80% do tempo com a equipe de engenharia, focando em como resolver os problemas mais críticos. Quando for o momento, ele mudará essa alocação para concentrar 80% do tempo na distribuição e posicionamento da marca.
A formação da visão estratégica vem de viver os problemas e estar imerso na realidade: Não force seu investidor a tomar decisões baseadas em um momento estático. Transforme a situação em um "filme" contínuo para facilitar o processo de decisão.
Sobre o Rapha:
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/avellarrapha/
Brandlovrs: https://www.brandlovrs.com/
Sobre o host:
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/lucas-abreu-43357490/?originalSubdomain=br
Capítulos:
(00:00) A Filosofia do 'Just Do It'
(02:28) Propósito e Transformação Pessoal
(03:55) A Revolução da Economia dos Criadores
(06:00) O Poder do Conteúdo
(11:25) Desafios e Oportunidades na Monetização de Conteúdo
(15:04) O Futuro da Economia dos Criadores
(17:50) Impacto da Inteligência Artificial no Conteúdo
(22:17) Cazé TV
(26:52) A Arte de Focar e Dizer Não
(29:44) Foco e Gestão de Tempo
(31:08) Desafios e Estratégias de Produto
(34:19) A Economia dos Criadores no Brasil
(38:07) Monetização e Infoprodutos
(44:59) Fundraising: Lições e Estratégias
(51:09) Persistência vs. Insistência
(53:57) Lições de Vida