Playback speed
×
Share post
Share post at current time
0:00
/
0:00
Transcript

Caçando Tendências com Roberto Oliveira (EP 21 - Sunday Drops Podcast)

Roberto Oliveira é o CEO da Blip, a maior plataforma de inteligência conversacional do Brasil, que conecta marcas e clientes por meio de aplicativos como WhatsApp e Instagram. Ele é um verdadeiro "caçador de tendências", sempre à frente das inovações tecnológicas.

Neste episódio do Sunday Drops Podcast, Roberto compartilha sua jornada desde 1997, quando iniciou sua carreira fundando uma loja de celulares, até os dias atuais, liderando a Blip e transformando a comunicação digital por meio de inteligência artificial. A Blip é uma das principais empresas de tecnologia da fatura e estima ter um ARR de US$200MM no final de 2024. 

Sobre o que conversamos:  

  1. A criação da Blip e a evolução da mensageria: Em 2014, Roberto e sua equipe começaram a explorar o uso do WhatsApp para conectar marcas a seus consumidores, muito antes da plataforma se tornar uma ferramenta indispensável para o atendimento ao cliente.

  2. Inovação e a revolução da IA: Roberto fala sobre a importância da inteligência artificial na personalização da experiência do cliente e compartilha um estudo de caso com a Cultura Inglesa, mostrando como algoritmos de segmentação resultaram em uma alta taxa de conversão.

  3. Liderança e cultura organizacional: Discutimos os valores que sustentam a Blip, como visão clara, autonomia dos colaboradores e foco em inovação contínua.

  4. Parcerias estratégicas e o futuro da comunicação digital: Roberto revela como as parcerias com empresas como Meta, Google e Microsoft posicionam a Blip na vanguarda das próximas grandes mudanças tecnológicas.


Insights:

  • Antecipando o futuro: Roberto atribui a capacidade de prever tendências como resultado da cultura de "estar na rua". Isso significa estar em contato direto com os clientes, conversando com pessoas inteligentes, em eventos. 

  • Revolução da IA: O uso de IA na Blip vai além de automatizar tarefas; é sobre entender o comportamento do cliente e usar dados para melhorar a experiência de forma contínua. O potencial do “analytics” é gigantesco.

  • Cultura organizacional: A Blip se destaca por uma cultura que valoriza a autonomia e a inovação, permitindo que as equipes sejam proativas e ágeis nas mudanças de mercado.

  • Tenha um sócio técnico: É preciso ter alguém como sócio que entenda profundamente a tecnologia produzida. 

  • Nunca judicialize algo: é pior para todo mundo. Sempre tente resolver antes. 

  • Respeito e confiança no trabalho do outro é a base de uma sociedade duradoura. Os sócios da Blip estão juntos desde 1997. 

  • Uma das melhores formas de entender o futuro é olhar o roadmap das big techs. O futuro da Instagram, do Google, do WhatsApp, Microsoft diz muito sobre o futuro da tecnologia. 

  • É muito mais fácil trazer produtos para uma comunidade que já existe do que criar uma do zero. Por essa razão, WhatsApp tem sido uma plataforma importante para novos produtos criados. 


Sobre o Roberto e a Blip:

  • https://www.linkedin.com/in/robertoblip/?locale=pt_BR

  • https://www.blip.ai/

Anexos: 

Capítulos:

00:00) Introdução e Boas-Vindas

(00:49) Início da Carreira e Antecipação de Tendências

(03:57) Importância da Educação e Influências Familiares

(05:27) Desenvolvimento de Produtos e Metodologias

(09:36) Parcerias e Diversidade de Equipe

(16:02) Venda e Recompra da TakeNet

(22:39) Inovações e Novos Produtos

(29:28) Transição para Atendimento B2B

(35:15) A História da Escalabilidade

(37:07) Comportamento Humano e Tecnologia

(42:18) A Revolução do AI Generativo

(55:43) Liderança e Gestão na Era Digital

(01:05:48) Lições de Vida e Carreira