0:00
/
0:00
Transcript

A Jornada de uma Startup que Não Sobreviveu com Isaac Matzner

Antes de avançarmos para o episódio da semana, um aviso rápido:

Hoje, às 18h, farei uma live sobre o DeepSeek e suas implicações (ou não) para o mundo da inteligência artificial. Convidei Edmar Ferreira (Entrepreneur in Residence da Every, founder da Coeus Venture e co-founder da Rock Content) para nos ajudar a separar o ruído da realidade.

Edmar é meu guru no tema e sempre traz insights esclarecedores. Estou animado demais para esse papo. Inscreva-se no canal e nos vemos às 18h.


Isaac foi o fundador da Teddy, uma startup de seguros e benefícios voltada para trabalhadores independentes. Após três anos de jornada, ele e seus sócios enfrentaram a difícil decisão de encerrar as operações. Neste episódio, realizamos um post-mortem da empresa, extraindo lições valiosas para todos os founders.

Escute agora na Apple, Spotify, and YouTube.

Sunday Drops é apoiado pela Onfly, o software vertical para viagens corporativas.

Além de empreendedor, Isaac possui uma carreira de 10 anos como consultor na Bain e na KoreFusion. Ele também é apresentador do podcast Brazil is Not for Beginners.

No papo de hoje, discutimos:

  • Por que empreender é mais difícil do que imaginamos?

  • Aprendizados sobre fundraising, produto, vendas e gestao.

  • A surpresa com a reação dos investidores ao decidir fechar a empresa.

  • Como não ter um burnout.

Aprendizados:

  1. Cuidado com múltiplos riscos. Isaac passou por diversas mudanças simultaneamente: teve um filho, fundou uma startup, mudou de país e entrou em um mercado em formação. Muitas mudanças ao mesmo tempo podem gerar um peso considerável.

  2. A importância do produto "dipirona". Teddy oferecia seguros análogos a proteção de renda para empresas disponibilizarem a colaboradores flexíveis (PJ). Apesar da relevância, esse produto não estava no topo da matriz de prioridade das empresas. Produtos como esse possuem ciclos de vendas mais longos e menor urgência. Cada fundador precisa diagnosticar honestamente o que o seu produto é — "dipirona" ou "vitamina" — e executar de acordo com essa realidade.

  3. O concorrente não é o seu maior rival. Em produtos inovadores, o maior risco não é a concorrência direta, mas sim o cliente final preferir manter o status quo e não inovar. Os "non-consumers" são a maior barreira. Convencer um executivo a agir é difícil, pois isso pode colocar sua reputação e até seu emprego em risco.

  4. Os clientes agem diferente do que dizem. Isaac relatou que era comum os clientes demonstrarem entusiasmo com a solução, planejarem sua implementação e, em seguida, desaparecerem. Essa é a mesma razão pela qual pesquisas de mercado são frágeis — agir é muito diferente de pensar. No Brasil, isso é ainda mais relevante, dado que os brasileiros têm dificuldade em dizer "não" e evitar desagradar.

  5. Produto vs. Distribuição. Há uma frase famosa: "founders de primeira viagem focam no produto; founders experientes, na distribuição." Isaac reflete sobre isso no caso da Teddy. Embora focar mais em vendas fosse ideal, ele acredita que o que pode transformar a empresa em algo extraordinário (como um unicórnio) é o produto.

  6. Product market fit: Quando a Teddy fechou a empresa, alguns clientes ligaram decepcionados. No entanto, no mercado B2B, a satisfação do cliente, por si só, não é suficiente. É necessário também gerar demanda — essa combinação é o que realmente define o product-market fit no B2B. Já escrevi sobre isso em mais detalhes aqui.

  7. O mercado de seguros é desafiador. Trata-se de um mercado extremamente regulado, onde inovar em produto é uma tarefa árdua devido às suas particularidades. Ainda assim, há muitas ineficiências, e empresas podem prosperar significativamente nesse setor.

  8. Dissociar a pessoa da empresa. Teddy falhou. Isaac, não.

Onde achar Isaac:

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/isaac-matzner-78b9633/

Onde achar Lucas:

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/lucas-abreu-43357490/

Newsletter:

Instagram: @lucasabreuu

Capítulos:

(00:00) Lições da jornada empreendedora.
(02:29) De Nova Iorque ao Brasil e a decisão de empreender.
(06:59) A transição da consultoria para o empreendedorismo.
(11:55) O modelo de negócio da Teddy e os desafios de pivotar.
(18:20) A inocência e o otimismo no empreendedorismo.
(23:37) O dilema entre produto e distribuição.
(28:58) A diferença entre urgência e importância.
(33:11) Lições sobre fundraising e o processo de levantar capital.
(39:58)A importância da transparência e respeito nas relações com investidores e equipe.
(43:53) A realidade do empreendedorismo e o apoio dos investidores.
(46:57) O futuro do seguro e soluções para seguradoras.
(49:49) O foco no problema e a evolução de ideias
(53:33) Transformações pessoais e novas habilidades após empreender.
(57:12) A complexidade do Brasil: O que há de melhor e pior
(58:57) A experiência de criar uma família no Brasil

Referências

  • Brazil is not for beginners:

https://www.brazilisnotforbeginners.com/

  • Episódio Parker Sunday Drops:

  • Jason Yeh:

https://www.jasonyeh.com/

  • Alchemy - o livro:

https://www.alchemy.com/