👋 Bem-vindo e bem-vinda ao artigo mais recente do Sunday Drops - uma newsletter sobre tecnologia e startups.
✔️ Se você ainda não é inscrito ou inscrita, adicione seu email abaixo e junte-se a mais de 4.600 empreendedores e investidores.
Tese de Investimento
Dado que Venture Capital é minha indústria e escrever parte do meu ofício, não é difícil de imaginar que tenho grande interesse por memorandos de investimento.
Ao longo dos quatro anos que trabalho como Venture Capitalist, escrevi dezenas de “investment memos”. Ainda assim, quando estou analisando uma nova empresa, há aquela sensação de papel em branco: são sempre novas narrativas, pessoas e ideias. Transformar o mosaico de pensamentos em uma material coeso é um desafio.
Do que é composto um investment memo? Bom, isso varia bastante. Mas parte da resposta é descrever as chances a seu favor.
"You have to understand the odds and have the discipline to bet only when the odds are in your favor." - Charlie Munger
Minha convicção é que as chances a favor no early stage são refletidas em duas variáveis expostas por Kyle Harrisson1:
1) Qual o “big deal”, ou seja, tendência. (A "onda”)
2) Por que esta empresa está bem posicionada para colher os benefícios deste big deal. (O "surfista”)
Nos termos do "big deal", é sobre o que faz uma tendência ser crescente e acima de tudo, inevitável. A revolução cloud era uma tendência inevitável, por exemplo. Para Venture Capitalists, “taildwinds", isto é, ventos a favor, são essenciais.
Mas de nada adianta um poderoso “tailwind” sem uma boa empresa. Assim como não adianta para investimentos de Venture Capital uma grande empresa sem um tailwind.
Geralmente se discute muito sobre a empresa… e pouco sobre a tendência. Algumas tendências da sociedade nas quais encontraremos empreendedores disruptores:
Pix demorou 11 meses para atingir 1 bilhão de transações e está só no começo da curva.
A demanda por créditos de carbono pode crescer 15x entre hoje e 2030.
A compra de catálogos de músicas cresceu de US$ 369 milhões em 2019 para mais de 5 bilhões em 2021
Sobre analisar a qualidade da empresa, é principalmente:
a) Capacidade do founder e time de liderança
b) Produto
c) Vantagens competitivas (Moats)
d) Tração
e) GTM
Dito isso, seja investidor ou founder, sempre tente idealizar essas duas figuras:
Qual o Big Deal e porque sou a empresa ideal para surfar essa onda.
Memorandum são formas eficientes de comunicação. Muito mais do que apenas em análise de investimento, é uma das formas mais eficientes de alinhamento e refletir sobre estratégia.
Sriram Krishnan, General Partner do a16z, também é fascinado por memos de negócios e no seu website você pode encontrar um compilado incrível de memorandos: https://sriramk.com/memos
A cultura da Amazon incentiva o uso de memos ao invés de apresentações. Se interessar, checa o lendário memo de 6 páginas da cia.
Memos são uma forma de condensar grandes ideias e deveria estar na caixa de ferramenta não só dos investidores, como também dos founders.
Se você leu até aqui, assine a Abreu Newsletter e receba insights sobre tech e startups ao longo de 2023!
Se você curtiu o artigo.. Compartilha! Envia para um amigo (a), colega de trabalho, founder, no grupo do whatsapp ou slack.