Hey leitor,
estou tendo intensas reflexões sobre a minha newsletter. São dois anos escrevendo quase que semanalmente mais de 1.500 palavras por semana. Não é fácil. Não é glamuroso. Mas é recompensador e me ensina muito. E eu não me vejo mais sem fazer isso.
A newsletter é reflexo da minha vida: das minhas prioridades, do meu trabalho, do meu estado de espírito. Escrevo isto para alertar que ela não seguirá, nunca, um formato padrão. Haverão meses de Sunday Drops todos os domingos e outros momentos que serão artigos mais espaçados.
Mesmo com esse manifesto ao fim da obrigação, organizar o formato da newsletter é essencial. Estou feliz em compartilhar pela primeira vez na história o plano de conteúdo de março.
O Sunday Drops seguirá dois possíveis formatos:
Reflexões 5/1: Formato com um texto (geralmente pequeno), uma dica para founders, um insight, um tweet e uma sessão bônus (foto, vídeo, artigo, frase, etc).
ou
Artigo autoral.
Junto do Sunday Drops, mensalmente escreverei o The Next Big Thing, ao lado da minha talentosa amiga
.Vamos lá.
Se você está aqui e ainda não assina, adicione seu email abaixo e junte-se a mais de 5.000 empreendedores e investidores.
Se você considera meu conteúdo valioso, compartilha.
Drops at a Glance:
Bônus: Market Map AI atualizado
Texto: Investindo em Estoca
Dica para founders: fundraising
Insight: Estudo máfia tech Brasil.
Tweet: Fundraising early vs late stage
Market Map AI atualizado
Uma das entregas o The Next Big Thing AI foi a construção do Market Map a fim de fornecer visibilidade para as startups empreendendo no setor na América Latina.
Agregamos ao estudo inicial novas empresas que estão empreendendo com esta tecnologia.
Consideramos work in progress, se tiver alguma empresa faltando, preencha neste formulário.
Investindo em Estoca
Qualquer item ao seu redor tem algo em comum.
Eles estiveram em um galpão e chegaram até sua residência por meio de provedor logístico.
Logística é a infraestrutura essencial que faz o sistema econômico de qualquer país funcionar. Ele é tão essencial quanto ineficiente. É um mercado dominado por softwares obsoletos, operadores antigos, com pouca integração e inteligência.
Por anos estamos na Astella investigando este problema. E temos o prazer de anunciar esta semana o investimento em uma empresa que é parte da solução: Investimos na série A da Estoca.
Estoca é uma startup de logística as a service. Ela integra diretamente com armazéns e transportadoras para orquestrar toda a logística necessária para e-commerces, liberando dinheiro e tempo para que empreendedores foquem no que mais importa: produto e vendas.
Em co-autoria com a General Partner e co-founder da Astella Laura Constantini, publicamos no portal da Astella um artigo com nossa tese de investimento.
Btw, se te interessar ingressar em uma empresa de alto crescimento disruptando um grande mercado, sugiro checar as vagas em aberto da Estoca. Segue o link para mais informações: https://jobs.quickin.io/estoca/jobs
Dica para founders
Os melhores founders fundraisers que encontrei nos meus 4 anos de VC tem um aspecto underrated em comum: eles “dominam” a reunião de apresentação de pitch.
Dominar a conversa significa controlar a agenda, o tempo de apresentação e ter uma comunicação clara no Q&A. É algo tão subjetivo que prefiro esboçar abaixo o que NÃO é dominar a conversa para ter dicas claras.
O que NÃO É dominar a conversa?
Não controlar o horário da reunião e não setar expectativas de como a interação vai funcionar. (Dica: comece a reunião alinhando o que você prefere fazer no tempo designado daquela reunião. Exemplo: vou apresentar por 15 minutos e depois fazemos Q&A.)
Uma apresentação com co-founders pouco alinhados sobre quem deveria falar o que no discurso.
Respostas muito longas no Q&A. A comunicação de respostas muito longas leva a prolixidade e enfraquece o storytelling. (eu sei que é dificil ser sintético com perguntas que as vezes o founder nunca escutou, mas a comunicação direta deve ser uma busca constante).
Não estar preparado para diferentes tipos de apresentação: há VCs que preferem conversas com apresentação de pitch deck e outros que preferem sem pitch. Founders devem estar preparado para os dois casos.
Utilizar 20/30% do tempo da reunião para falar de experiências passadas dos fundadores.
*curiosidade: usei a abordagem do que não fazer ao invés do que fazer devido ao tweet abaixo.
Insights
Convidei o professor da USP Artur Villa Boas para compartilhar os principais findings da sua pesquisa em colaboração com outros acadêmicos sobre o movimento de máfia techs no Brasil.
Os principais insights da pesquisa acadêmica sobre o fenômeno das Startup Mafias no Brasil se dividem em como ocorre a formação ao trabalhar em uma startup, onde ocorre essa formação e as dinâmicas de recursos envolvidos.
1. Como ocorre a formação dentro de uma startup: a formação acontece com: (i) a mudança contínua de funções (tornando-se um jack-of-all-trades), (ii) a proximidade com fundadores para entender como é o dia-a-dia das decisões e a (iii) maior carga de responsabilidades pelo ambiente autônomo e orientado a resultado;
2. Onde ocorre a formação: foi percebido que fundadores de empresas-filha tiveram, em grande parte, experiências em posições de liderança, em mercados similares ao que empreenderam e nas áreas de operações e finanças das empresas-mãe. Além disso, foram encontradas algumas vivências durante a graduação, como empresa júnior e outras atividades extracurriculares.
3. Recursos envolvidos: trabalhar em startups amplia muito o acesso a capital humano (é comum, e positivo, colegas de trabalho se tornarem co-founders) e a parceiros startup-friendly (como contato com VCs e prestadores de serviço que entendem o contexto). Além disso, foi percebido que startups bem sucedidas geram mais empresas-filha devido aos recursos financeiros (fundadores das empresas-mãe como investidores anjo) e até mesmo outros recursos como espaço físico, tecnologia e clientes indicados.
Para acessar a pesquisa, clique aqui.
Um tweet
early stage: narrative > metrics
late stage: metrics > narrative
comecei um desafio novo no twitter. me segue por lá:
Se você considera meu conteúdo valioso e gostou do novo formato, dos conteúdos planejados e quiser fortalecer a newsletter, compartilha! Linkedin, slack, whatsapp, email, twitter ou no meio que você preferir. Ficaria honrado.
Uma ótima semana e até próximo domingo,
Lucas Abreu
Se você leu até aqui, assine a Abreu Newsletter e receba insights sobre tech e startups ao longo de 2023!