Antes de avançarmos, duas observações:
O episódio 21 do Podcast está incrível. Entrevistei o Roberto Oliveira, um dos principais empreendedores tech do Brasil. Ele é co-founder e CEO da Blip. Vale muito a pena ouvir.
Se você é founder e quer feedback no update trimestral que enviará para investidores ou VCs sobre o Q3, sinta-se à vontade para me mandar um email em abreu@sundaydrops.com. Será um prazer ajudar, em total confidencialidade.
Q3 é intenso para todo mundo. 3 meses que parecem um ano.
O primeiro grande movimento que me orgulho foi decidir me dedicar mais a conteúdo. Por mais que seja só um começo, fazer o leap of faith me fez sentir forte. Atos de coragem transformam a vida e nos transformam.
O segundo ato que marcou foi a necessidade de slow down em termos de acessar menos informações. Acho que é um problema que muitos podem se identificar: Eu estava muito distraído. Dopamina, telas, eventos, vício em celular, vários projetos. Minha vida sempre estava no 300 km/h. Até que quebrei o pé. E isso me obrigou a fazer as coisas com calma: desde tomar um banho a fazer exercício. Para completar parte do ciclo, ainda fiquei sem celular por um tempo, o que me fez refletir sobre o quanto estamos como sociedade completamente viciados.
O terceiro ponto foi consistência. Tive momentos complexos no Q3, na PF e na PJ, mas a cadência de entregas aqui permaneceu forte. Me orgulho de ter feito um bom trabalho e por ter começado e desenvolvido diferentes projetos. O podcast, sem duvida, foi um ponto alto. No review de Q1 2024, escrevi:
Podcast: Neste trimestre, vai sair um projeto que está na minha cabeça há uns 4 anos - o podcast. Confesso que ainda tenho um dúvida sobre o formato, mas se essa newsletter me ensinou algo é que caminho se conhece andando. Conto com com o apoio de vocês.
Já são 21 episódios (to invicto há 21 semanas!!!) e com gente que admiro demais. Como eu escrevi: caminho se conhece andando… E com muito orgulho anuncio que a Asaas será o patrocinador do podcast! Mais novidades em breve.
Uma frase que pensei muito no trimestre: Ação produz informação.
Criei um grupo de whatsapp com alguns leitores e empreendedores para compartilhar insights mais rápidos: por mais que seja uma possibilidade interessante (whatsapp é uma plataforma) - eu sinto que estava quase que "overdelivering" informação. Eu era mais um agente de barulho nesse mundo tão barulhento. A necessidade de fazer algo diário tirava uma parte do brilho. Agradeço aos que entraram no grupo, mas hoje vou fechá-lo. Talvez no futuro retome o projeto, mas não é o momento.
Redes sociais são um ótimo canal de distribuição. A atenção é uma moeda valiosa e está no Instagram, então tentei crescer lá. Fiz posts, mas percebi que focar muito nisto me desviava de outras prioridades. Ainda publico, mas não será o foco. Quem quiser, pode me seguir em @lucasabreuu. Como escrevi no "Jogo da Vida": ou faz de verdade, ou é melhor parar. O Instagram será um repositório de cortes do podcast e momentos da vida. Criadores precisam escolher suas batalhas, e aprendi isso ao tentar.
Também tem um projeto de conteúdo que quero fazer há muito tempo e que exige long research (ainda sem spoiler). Mesmo com diversos problemas, eu comecei. Está sendo desafiador, mas estou muito animado. Acredito que em Novembro finalizo.
É preciso começar. Ação produz informação.
Para o próximo quarter, meu foco:
Consistência e Disciplina: Continuar com cadência alta de posts e podcasts de qualidade. (Responda esse email e me indique um convidado!)
The Next Big Thing 2025: ao lado da querida,
, é o momento de executar esse projeto.Projeto especial: soltar esse novo projeto de conteúdo que estou animado.
Btw: Estou buscando uma pessoa/agência que cuide de Youtube. Indicações são muito bem vindas.
Vamos aos números da newsletter.
Sunday Drops Q3 2024 Update
Followers Substack: 8.703 (60% YoY growth)
Leituras: 71k (vs 46k em Q3 23).
+ Q3
Melhores livros
Non-Business: When Breath becomes Air
Melhores podcasts
Non-Business: Hard Core History with Dan Carlin
Business: Acquired
Melhores artigos:
Asks:
Essa newsletter vive e prospera por meio do marketing boca-a-boca. Por bem, ou por mal, dependo da minha audiência para crescer. Se você considera o meu trabalho valioso, apenas se você gosta mesmo, topa compartilhar? Poste nas redes ou envie um link para quem curte tecnologia, startups e inovação.
Vamos que ainda falta muito para o ano acabar!
Obrigado pela audiência,
Lucas Abreu