Sunday Drops 🌊 #7

Case A16z, 1000 first users, PMF e Timebox, Astella Internship, etc

Olá,

Espero que vocês e suas famílias estejam bem nesse momento caótico.

Domingão de Sunday Drops. Reflexões/artigos:

Case HBS - A16z

Na quinta, publiquei o texto Obsessão pelo excepcional.

Uma das maiores motivações para escrever esse artigo foi o trecho abaixo retirado do case da Harvard Business School sobre o A16z:

16z screened about 3,000 investment opportunities per year. GP Jeff Jordan described the firm’s investment criteria:“We look for strength rather than lack of weakness.It’s easy to point out what’s wrong with a deal, particularly when you say ‘no’98% of the time. We want a passionate advocate—at least one general partner who is just pounding the table to do the deal.” Andreessen concurred:“Google, Facebook, eBay, and Oracle all had massive flaws as early-stage ventures, but they also had overpowering strengths.

Se você tem interesse, trabalha ou é curioso por VC, o case é um must read. Ele destrincha como uma das gestoras mais renomadas do mundo atua, desde o seu back-office, passando por políticas de investimento, visão, futuro.

Dito isso, criei uma página do google docs no qual dei copy&paste do case para compartilhar com vocês (não consigo fazer upload do pdf por regras da hbs).

Segue o link e fiquem a vontade para compartilhar com outras pessoas:

👉 Case A16z - HBS


1000 first users

A minha descoberta da semana foi a newsletter First 1000. São cases semanais sobre como empresas de tecnologia conseguiram os seus primeiros 1000 usuários. É super interessante a descrição desse momento que é tão desafiador e no qual são precisos muitos testes. Ao ler diferentes cases, também é visível que não existe playbook e o que é demandado é muita, muita, muita criatividade (por exemplo, o Airbnb usou um hack dentro do craigslist para aumentar a demanda na plataforma)

Seja qualquer uma das empresas, é uma representação perfeita de que:

1) é preciso testar (como Eric Ries defende em Lean startup)

2) nenhuma empresa conseguiu os primeiros 1.000 usuários através de mídia paga

3) Os sites ainda estavam dignos de um MVP (muito precários). É preciso começar antes de se estar pronto.


Product Market Fit e Time box

“Time Box” na tradução significa "caixa de tempo". Ou seja, é ter o tempo, para fazer um trabalho, limitado, executando da melhor forma que puder nessa janela de tempo.

No Scrum o conceito de “Time Box” é aplicado a tudo: Sprints e reuniões. A equipe define qual será o “Time Box” do projeto: 2, 3 ou 4 semanas.

O Venture Capitalist e ex-empreendedor Gary Tan advoga que essa mentalidade precisa ser imposta as empresas que buscam Product Market Fit. Isso ajudará a que empresas possam realizar mais testes em prol do PMF (e também mitigar a chance de "remar” sem um norte).

Scalable success is finding something that works, then doubling down many times.


Astella Internship

Nós estamos em busca de estagiária(o) para nosso programa de estágio para colaborar e aprender com time da Astella entre junho e agosto de 2021. Você pode se candidatar neste link.


Foto da Semana

Ayrton Senna faria 61 anos hoje. Me entristece não ter podido acompanhar a sua carreira mas sua imagem como pessoa e atleta é muito forte.

Fica o legado de determinação, trabalho duro e devoção as suas paixões.

Vale a pena assistir o filme sobre ele no Netflix: Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão.


Uma ótima semana a todos,

Lucas