👋 Bem-vindo e bem-vinda ao artigo mais recente do Sunday Drops - uma newsletter dominical sobre tecnologia e startups.
✨ Desejo boas vindas aos novos leitores da newsletter que se juntaram a nós desde o último domingo.
✔️ Se você ainda não é inscrito ou inscrita, adicione seu email abaixo e junte-se a mais de 2.600 empreendedores e investidores.
Olá,
mais um domingo de Sunday Drops! Nessa edição compartilharei:
Considerações sobre tecnologia na América Latina a partir do LATAM Digital Report
BeReal - Reflexões sobre a nova rede social
Twitter, frase e momento da semana
Considerações sobre tecnologia na América Latina a partir do LATAM Digital Report
Já começa a se tornar um ritual para o mercado de tecnologia esperar o "Latin America Digital Report” em setembro. Esse relatório é produzido pelo fundo de Venture Capital Atlântico e tem características que me agradam muito: é profundo, cercado de dados alternativos e dificeis de encontrar, e é recheado de insights sobre diferentes indústrias. De antemão, quero parabenizar o time do Atlântico por esse trabalho incrível.
Vou compartilhar abaixo gráficos que me chamaram a atenção com algumas considerações sobre o tema:
O Brasileiro adora tecnologia. Nosso tempo diário de uso de internet, de consumo de rede social e de uso de entretenimento nos posiciona como lideres globais nos rankings. Se a atenção macro do brasileiro está na internet, a tendência é que negócios relacionados ao assunto (e-commerce, transações b2b e b2c, ads) só continuem a crescer sob uma alta taxa de crescimento, principalmente porque temos um catch-up a se fazer com os outros países como por exemplo em termos de penetração de e-commerce e transações online (seja b2b ou b2c)
Quem pode, pode. No que tange profissionais de tecnologia, o poder está muito mais com os desenvolvedores do que com os empregadores. Essa estatística de aceitação de 65% vs 21% em posição remoto e presencial é impressionante. Os números são da Revelo e recentemente escutei um ótimo podcast no qual o founder e CEO, Lucas Mendes comenta sobre essa realidade nova dos Devs.
Unbundling como playbook vencedor dos B2B marketplaces. Só há duas formas de fazer dinheiro em negócios: Bundling (Agregando) ou Unbundling (Desagregando). Essa frase foi utilizada diversas vezes por Marc Andreesseen, um dos mais proeminentes VCs do mundo. A abordagem de bundling, ou agregação, nunca funcionou nas transações comerciais B2B. A Amazon e o Alibaba até tem produtos horizontais de marketplaces B2B, mas creio que a falta de sucesso massivo é atribuido as especificidades que cada setor exige dentro B2B. Criar uma experiência de restaurantes comprarem insumos de distribuidores online, como faz a Cayena, é completamente diferente de criar algo para oficinas mecânicas comprarem peças online, como faz a Mecanizou. As dores só serão realmente endereçadas a medida que florescem abordagens verticais, como mostra o gráfico acima.
leia mais sobre B2B marketplaces:
A nova realidade em números. Conforme escrevi em Maio, haveria um “inverno” que agora é possível ver em números o tamanho do impacto. Por mais que haja uma resiliência do setor, há um impacto relevante ao mercado em comparação a 2021, cenário aquele que não voltará por um bom tempo. De qualquer forma, deals estão acontecendo e a beleza do mercado livre é que ele sempre se reajusta.
Be Real!
Regra de ouro: se o gráfico de qualquer coisa tiver a aparência de um taco de hóquei, vale a pena investigar mais. Dito isso, olha esse gráfico de crescimento de instalações do aplicativo BeReal, a nova rede social, que em agosto teve mais de 10 milhões de usuários diários ativos.
BeReal é a nova rede social em que seu charme é a simplicidade da vida mundana. Essa rede é: sem filtros, sem mensagens, sem influenciadores, sem algorítimo, sem vídeos, sem número de seguidores, sem influenciadores, sem anúncios, sem algoritmo. Um lugar feito para compartilhar somente um momento por dia com seus amigos.
Funciona assim: Você recebe uma notificação, em horários aleatórios pedindo para tirar uma foto do que está fazendo. Aí você tem dois minutos para tirar uma foto, que é captada pela câmera frontal e traseira ao mesmo tempo. Somente após você postar o seu “BeReal", você consegue ver o das outras pessoas. O objetivo do aplicativo é compartilhar a sua vida, seja lá o que estiver acontecendo. E é pra ser real mesmo. Se você não publica sua foto dentro de dois minutos, todo mundo consegue ver que você se atrasou X minutos ou X horas. Se você tirou uma foto, não gostou e tirou outra, ele também mostra o número de tentativas até publicar o seu Be Real.
BeReal representa para mim um retorno para o objetivo inicial das redes sociais, que é digitalizar e aproximar relacionamentos pessoais . Existe um vácuo atualmente de existir uma rede com uma experiencia social real.
Explico: As grandes plataformas como TikTok, Instagram, Facebook tornaram-se redes de recomendação. Ela entende o que é mais relevante para nós e faz recomendações. TikTok é uma rede de recomendação e a Meta está levando suas duas empresas para esse caminho.
Isso representa a redução do conteúdo baseado no nosso Social Graph, isto é, a nossa rede próxima de pessoas. A forma como a BeReal atua é justamente conectando pessoas próximas a compartilharem conteúdos reais.
Não tenho uma opinião se será um novo clubhouse, que ascendeu rapidamente e caiu tão rápido quanto, ou se será duradouro. Também não sei como irão monetizar mas é interessante ver uma rede social emergindo com propósito e produto diferente das demais.
Recommendation media is here. As a result, we’ll make fewer explicit choices (“these are my friends”) and more implicit choices (“this is where the algorithm recommends I should spend my attention”) about how, when, and why we consume content. In the near term, we may not notice much of a difference, but it’ll be fascinating to look back a few years from now and reflect on how our personal behaviors have changed.
Michael Mignano
Leitura recomendada: The end of social media, por Michael Mignano
Twitter da semana
Frase da Semana
To succeed, “you must study the endgame before everything else.”
José Raul Capablanca, icone do xadrez.
Momento da Semana
Federer é um dos meus grandes ídolos. O seu adeus da vida competitiva foi, sem dúvidas, um dos momentos mais emocionantes da história do esporte. A sua emoção e o do seu grande rival e amigo, Nadal, dizem tudo sobre o que ele representa para o esporte.
Meu amigo Tarik teve o privilégio de vê-lo no seu último treino e escreveu uma ótima crônica “Obrigado Federer”:
Obrigado pela leitura e pela parceria.
Havia comentado em outros momentos que iria escrever sobre o Futuro do Venture Capital essa semana. Resolvi retornar ao research sem pressa para escrever o melhor artigo possível. Obrigado pela compreensão.
No próximo domingo não teremos Sunday Drops devido as eleições.
Que a semana seja de conquistas para todos nós.
Lucas Abreu
E se você leu até aqui, não deixa de assinar a Abreu Newsletter.
ou compartilhar!