A ascensão dos criadores no Venture Capital

Sobre que verdade importante pouquíssimas pessoas concordam com você?

Post foi originalmente publicado no Sunday Drops 🌊 #10


Em Zero to One, Peter Thiel comenta que a sua pergunta preferida em entrevistas de emprego é:

Sobre que verdade importante pouquíssimas pessoas concordam com você?

Hoje vou contar uma tese que acredito e que a principio enxergo que poucas pessoas visualizam essa tendência.

But first, contexto: A verdade é sobre a ascensão de um novo perfil de fundo de Venture Capital.


No mercado de VC, há basicamente dois perfis de fundos que acessam os melhores investimentos: Os fundos que lideram e os followers.

  • Os fundo que lideram tem uma maior responsabilidade estratégica e de governança. São respaldados pelo track record, AuM (capital sob gestão), sócios e respeito do ecossistema.

  • Os fundos followers tem algum tipo de expertise: ele podem ter um base de LPs que abrem portas, sócios com histórias incríveis, expertise em setores ou processos específicos, capacidade de ajudar em novos países, dentre outras habilidades.

A minha verdade importante é que criadores/influenciadores digitais terão participação relevante no mercado de Venture Capital, sendo figuras importantes e desejadas como fundos followers.


Por que acredito nisso?

Peter Thiel também argumenta em Zero to One que distribuição é o gargalo oculto das startups.

Vendas e distribuição superiores por si podem criar um monopólio, mesmo sem diferenciação de produto. A recíproca não é verdadeira. Por mais forte que seja seu produto — ainda que se enquadre facilmente em hábitos estabelecidos e que todos que o testam gostem dele imediatamente —, você ainda precisa respaldá-lo com um plano de distribuição forte. - Peter Thiel

Tem sido desafiador pensar em estratégia de distribuição. O mercado online está cada vez mais concorrido, o que eleva o CAC (custo de aquisição do usuário). Estratégias generalistas de inbound e outbound não são mais diferenciais competitivos. Como escrevi em Estar a Frente do Mercado:

O mercado está mais difícil e está sendo desafiador competir pela atenção do cliente que está sobrecarregado com tantas informações. É preciso compreender novos formatos de growth focados no setor que você está atuando. Questionamentos sobre como conquistar clientes de forma única, autêntica e escaláveis são imprescindíveis

É preciso trazer algo diferente pra mesa e pensar na fonte de agua limpa da estratégia de distribuição.

E é na busca por formas de distribuir que há o casamento criadores digitais/influencers e startups. Para o early stage, usualmente é caro distribuir via influencers através apenas de ads $. Uma solução plausível é atrair criadores como sócios, o que traz uma relação profunda de win-win.

Se você encontrar um criador autentico, com uma comunidade relevante e ele for sócio da sua empresa, há um caminho para que sua estratégia de vendas seja um diferencial competitivo.


O que está acontecendo no mundo?

Dois cases.

1) Sway Boys Venture Fund

Já ouviu falar dos Sway boys? Eu não até começar o research desse artigo.

Pouco importa, a real é que esse grupo de Jovens Tik Tokers está escrevendo cheques para hot startups como Stir e Lendtable. Inclusive eles acabaram de levantar US$15M para investir em startups.

O founder da Lendtable argumentou que eles conseguiram entregar algo que nenhum outro investidor conseguiu: uma rede leal de milhões de seguidores e conexões com celebridades do mundo das finanças para alavancar a Lendtable.

On a per dollar basis, they are our most strategic investors. - Clayborne, CEO Lendtable

2) Night Media capta US$ 20M para investir em startups

Night Media é uma agencia americana de talentos digitais co-fundada por Jimmy The Mr Beast., criador com 59 milhões de followers no youtube.

Eles decidiram montar um fundo de Venture Capital early stage focado em acompanhar rodadas em Gaming, Creator Economy e Consumo.

A sua rede de influenciadores será a barganha para ter acesso aos melhores deals e a empresa promoverá trocas das investidas com sua base de talentos.

“We believe there is a huge opportunity to help streamline creators’ access and interests into early-stage investing,” he said. “Creators are a powerful driver of growth in today’s consumer landscape. With our stable of influential creators as its LPs, we believe we can provide an unparalleled value-add to the companies we invest in.” - Ezra Cooperstein


Vantagem Competitiva

Venture Capital está se tornando muito competitivo. Os fundos followers ganham os deals por uma das razões: ou tem um incrível acesso ou uma habilidade impar.

Criadores/Influenciadores detém uma habilidade impar: uma rede proprietária de distribuição que pode ser usada a serviço das startups.

Para o empreendedor, é ótimo que ele poderá compor o cap table com investidores que adicionem valores estratégicos para a empresa. E como distribuição é uma das maiores fontes de barreiras de entrada, criadores detém uma fortaleza interessante.

Para os criadores, a resposta para entender se faz sentido entrar no captable das empresas depende do nível de risco que ele/ela está disposto a correr. No longo prazo tende a ser muito melhor ter equity do que ganhar um dinheiro spot. É a famosa lei dos retornos compostos: Equity pode levar a ganhos desproporcionais. Além disso, a mensagem tende a ser mais autêntica do que vender anúncios.

Fundos de criadores terão maior impacto nos setores relacionados a consumo, creator economy e gaming, uma vez que a audiência dos criadores são pessoas.

Flywheel

Para se aprofundar:

E se você for um criador(a), influencer e quiser aprender mais sobre a minha visão sobre essa trend, me envia um email (lucas@astellainvest.com) que adoraria trocar uma ideia.


Curtiu a newsletter ?

Receba todos os domingos no seu email. Basta se inscrever abaixo:

Compartilha nas redes sociais, com seu time, seus amigos, seus sócios!

Share

O que acha do futuro do Venture Capital? Comentários sobre os novos modelos emergindo? No que você concorda ou discorda? Deixe um comentário abaixo ou responda esse email que vai ser um prazer trocar uma ideia!

Leave a comment