Sistema Pessoal de Produtividade

Post fez parte do Sunday Drops #9

Cada dia é mais evidente que não há ativo mais valioso que o tempo. Recentemente me deparei com um tweet que me fez refletir. O texto dizia algo assim:

Warren Buffet tem 100 bilhões na sua conta bancária. Aposto que ele pagaria 99.9 bi para voltar aos 40 anos. Dinheiro não é o ativo mais valioso. Tempo é.

E como meu tempo é finito e meus objetivos são grandes, preciso de um sistema de produtividade pessoal que me ajude a orquestrar as tarefas do dia-dia com os meus macro-objetivos de longo prazo.

Hoje vou compartilhar o sistema pessoal de produtividade que venho implementando e aprimorando desde o começo do ano.

Todo esse sistema foi inspirado no artigo Personal Productivity Stack for being an Idea and Execution Machine, de Gaurav Munjal. Já fiz inúmeros testes com diversos métodos e tenho adorado esse sistema. Lê o artigo até o final que vou deixar uma surpresa para vocês :)

O framework funciona com: (i) Metas + (ii) Sistema de Execução + (iii) NoteTaking

1) Iconic Goals

Antes de começar uma travessia, é preciso saber onde você quer chegar. Isso não anula que novos caminhos possam ser descobertos ao longo da jornada, mas um dos maiores perigos é estar jogado a própria sorte sem um objetivo (ao menos que você esteja bem financeiramente e curtindo um sabático 😂 ).

Como ressalta Gaurav:

Once these goals are set, every decision becomes much easier than it was before. Usually the question becomes binary: Will this help me achieve my Iconic Goal? Will it bring me closer to my Iconic Goal?

Tenho utilizado Iconic Goals de duas formas:

→ Tenho 3 iconic goals de longuíssimo prazo (exemplo do Gaurav abaixo)

→ Adaptei o sistema do Gaurav para minha realidade e também faço os iconic goals do mês (talvez no futuro utilize por quarter)

2. Execução

A máquina de execução ocorre em dois espaços:

1. BAU (Business as Usual) To Do List

É o meu to-do-list focado em tarefas do dia dia que não me levam deliberadamente para os meus Iconic Goals de longo prazo. Exemplos são: emails que preciso responder, trabalhos de curto prazo que são demandas do meu dia-dia, documentos que preciso revisar, etc.

2. How do we shift the orbit from here framework

A parte mais valiosa do meu trabalho está nesse repositório, no qual se localiza as tarefas mais importantes, difíceis e que contribuem para que eu alcance os iconic goals. São os projetos complexos que participo e quero entregar.

Eu organizo como se fosse uma Squad de Produto: Tem as Epics, Tarefas e Sprints. Tento todos os domingos planejar as sprints para idealizar as macro-entregas da semana e já deixar previamente organizado qual a estratégia. Abaixo segue um exemplo da minha planilha com minhas tarefas codificadas rsrs.

3. IdeaData Base

Kendrick Lamar disse uma vez que escrever pensamentos é o que temos de mais próximo de viajar no tempo. DAMN.

No momento que você tiver uma ideia, tome nota. Se ela continuar fazendo sentido com o passar do tempo, você desenvolve. A anotação preserva o que o nosso cérebro esquece.

Dito isso, anote as ideias aleatorias sobre vida, trabalho, futuro em um bloco de notas ou base de dados. Esse foi um dos meus principais ganhos a partir desse sistema que implementei. Passei a ter um repositório muito rico e crescente de ideias que na maior parte das vezes acabava esquecendo ou ignorando.

Noting down everything is a personal moat.


O sistema de produtividade é como uma bússola: me ajuda a entender se estou no caminho dos lugares aonde quero chegar. Ele também me faz olhar tanto para o longo prazo quanto para as necessidades de curto prazo.

E se você se interessa em conhecer mais, recomendo dois links:

-> Criei uma página pública no Notion com os templates que estou utilizando para implementar essa metodologia: https://www.notion.so/Personal-Productivity-Stack

-> Link para o Artigo Personal Productivity Stack: https://mischiefmanaged.substack.com/p/personal-productivity-stack-for-being

Se você curtiu o artigo, compartilha com seu time, seus amigos ou qualquer pessoa que possa se beneficiar do sistema de produtividade.