Sunday Drops 🌊 #84
Segredo do crescimento, os 4 tipos de comunicadores e drops de pensamentos.
👋 Bem-vindo e bem-vinda ao artigo mais recente do Sunday Drops 84 - uma newsletter (quase sempre) dominical sobre tecnologia e startups.
✔️ Adicione seu email abaixo e junte-se a mais de 6.900 empreendedores e investidores.
Fala pessoal,
Ótima semana para o ecossistema de tecnologia. Foram diversos eventos organizados pela Latitud, Cubo, Itaú BBA, Fundos de VC e empresas do ecossistema.
Boa parte do "Brazil Tech Week” deriva da força gravitacional do Vamos Latam Summit, que reuniu uma massa crítica muito qualificada de founders e investidores. Parabéns Latitud.
Vamos ao Sunday Drops da semana, com reflexões e conteúdos relevantes.
Drops de pensamento
Reflexões diretas sobre algum assunto.
Você pode levantar um seed round agradando investidores, mas para levantar uma série A, você precisará agradar seus clientes - Paul Graham
Cultura é muito simples de definir. É que você contrata, quem você promove e quem você demite - Delian Asparouhov
Para ter sucesso, você deve estudar o fim do jogo antes de qualquer coisa. - José Raúl Capablanca (um dos maiores enxadristas da história)
Todas as famílias felizes são parecidas entre si. As infelizes são infelizes cada uma à sua maneira.” Nos negócios, o oposto é verdadeiro. Todas as empresas felizes são diferentes: cada uma conquista um monopólio ao solucionar um problema singular. Todas as empresas fracassadas são iguais: fracassaram para escapar da concorrência - Peter Thiel
Os 4 tipos de comunicadores
Estou lendo o livro Soul in the Game, de Vitaliy Katsnerlson. Uma das principais reflexões é a exploração das formas de comunicação através de quatro personagens arquetípos:
O Pastor: Quando adotamos a postura de "pastor", tendemos a acreditar que estamos certos e buscamos que outros adotem a nossa verdade.
O Político: Esse personagem busca incessantemente a aprovação alheia. Molda suas ações para agradar e impressionar os outros.
O Promotor: Aqui, o objetivo é construir argumentos sólidos para convencer os outros a mudarem de opinião e enxergarem sob uma nova luz aquilo que estamos defendendo.
O Cientista: Priorizando o interesse intelectual, esse personagem busca fatos, demonstra humildade e curiosidade, em vez de se deixar guiar pelo orgulho e pela convicção cega.
Um bom founder CEO tende a ter ótimos skills de um grande… pastor. Quando os investidores alegam que a capacidade de storytelling é um dos skills mais importantes para founders, em outras palavras significa que os mesmos precisam ter capacidade de contar uma história que cative os outros a ingressarem na sua verdade. Steve Jobs tinha essa capacidade única de convencer de que nada era impossível. Colaboradores da apple chamavam de Steve Jobs’ Reality Distortion Field.
Um exemplo que me vem à cabeça sobre ser político é quando você visita a casa da família da sua parceira ou parceiro. Buscamos a aprovação dos demais, assim como fazemos em uma entrevista de emprego, quando naturalmente as pessoas tendem a dizer coisas que o outro quer ouvir (por mais que possa ser uma estratégia ruim). Redes sociais também são recheadas de comportamentos políticos uma vez que é uma ferramenta que tendemos a usar para sermos aprovados (e gostados/admirados) e ter a aprovação dos demais.
Você sabe aquela sensação de que tem alguém na sala que a capacidade argumentativa é tão boa que consegue mudar o rumo das decisões? Geralmente é um promotor. Ele consegue trazer de forma tão completa (por força bruta ou sofisticação) uma linha que destrói os argumentos do outro lado. Um ótimo negociador é na sua essência, um ótimo promotor.
Por fim, o cientista. A frase de Marc Andreessen encapsula perfeitamente esse papel:
Strong opinions, Loosely Held. Fortes opiniões, sustentadas com flexibilidade.
Isso implica em defender uma ideia com determinação, mas estar disposto a mudar de direção à medida que novos fatos e verdades se apresentam. O caso abaixo exemplifica perfeitamente esse arquétipo:
Em "Think Again", Adam Grant compartilha uma história sobre seu primeiro encontro com Daniel Kahneman, ganhador do Nobel e co-fundador da economia comportamental. Kahneman assistiu a uma palestra de Grant e, ao final, surpreendentemente disse: "Isso foi maravilhoso. Eu estava errado." A reação de Kahneman intrigou Grant, que perguntou: "Como você pode ficar feliz por estar errado?" Kahneman explicou: "Ninguém gosta de estar errado, mas aprecio ter estado errado. Isso significa que agora estou menos errado do que antes. Isso significa que aprendi algo."
Encontrar alegria em estar errado é um skill que todos devemos buscar. Um founder tende a ser mais "pastor" e "político" no fundraising, e cientista no conselho. Eu tenho uma busca ativa por ser mais cientista e escrever é justamente a minha ferramenta.
Segredo para construir um produto que cresce muito rápido.
O segredo, de acordo com Paul Graham, é começar em um "small, but intense fire", que significa começar em uma parcela de clientes que é pequena, mas realmente precisa da sua solução.
Ele usa a Apple como exemplo. Eles começaram vendendo apenas 500 computadores Apple I. Hoje, é a maior empresa do mundo.
É impossível criar algo que muitas pessoas desejem muito quando você está apenas começando. E isso inevitavelmente será um número pequeno no início. Mas isso é OK, porque é assim que quase todas as grandes empresas começam.
PG continua:
Você precisa saber quem são esses primeiros usuários e como vai conquistá-los. Depois, você vai se sentar e fazer uma festa com esses primeiros usuários e se concentrar totalmente neles, tornando-os super felizes.
Outro exemplo que ele cita é uma startup em um grupo da Y Combinator criando um novo cliente de email para dispositivos móveis. Seu grupo beta tinha um usuário: Sam Altman.
O objetivo dessa startup era apenas fazer Sam feliz. Sam usa o email muito enquanto está em movimento, conhece todas as outras opções de clientes de email e é muito exigente. Portanto, eles sabem que se construírem um produto que deixe Sam feliz, provavelmente deixará muitas outras pessoas felizes também.
Uma das coisas que dizemos às startups nesses casos extremos, onde podem fazer apenas um usuário feliz, é agir como consultores. Agir como se Sam tivesse contratado você para fazer um aplicativo de email só para ele. Tudo o que você precisa fazer é deixar Sam feliz - pode até dizer 'Sam Altman' no topo da tela. Isso está bem! Contanto que Sam se sentir desapontado se você parar de trabalhar nele. Esse é o teste.
No final das contas, o segredo para construir um ótimo produto que cresce rapidamente é construir algo que um pequeno grupo de pessoas ame tanto que ficaria realmente desapontado se você parasse de trabalhar nele. Existem muitas etapas importantes a serem seguidas depois disso, mas esta é a base para o crescimento.
É um pouco contraintuitivo, mas a maioria das maiores empresas do mundo (por exemplo, Apple, Facebook, etc.) começou construindo um produto que deixou um pequeno grupo de pessoas muito felizes.
Este trecho foi inspirado neste tweet.
Pesquisa SaaS
Um bom ponto de partida para a indústria é ter dados estruturados. Sem boas informações de mercado, negócios ficam à deriva, sem ter como saber onde eles realmente precisam melhorar. Precisamos “americanizar” e isto levará, inevitavelmente, a decisões equivocadas.
Dito isso, estou apoiando a pesquisa "State of SaaS Latam", liderada pelo Rodrigo Fernandes, que gerará insights relevantes para indústria.
Se você é founder de um SaaS, clique no link abaixo e complete o questionário para ganhar mais de US$5 mil em créditos de produtos para sua startup.Seus dados serão armazenados com sigilo e tratados por uma equipe de analistas independentes. Vamos juntos construir o State of SaaS LatAm 2023.
Tô de volta.
Uma ótima semana para vocês,
Lucas Abreu
Gostou do artigo?
Então compartilha!
Ou assine a newsletter!
Grande Lucas, obrigado pelo apoio de sempre!!!