Vamos para a edição #8 do Sunday Drops, que tem a missão de compartilhar conteúdos/reflexões sobre tech, trends, modelos mentais e outras aleatoriedades.
Antes de irmos para o conteúdo, se alguém te compartilhou o Abreu Substack, assina a newsletter no link abaixo para não perder nenhuma edição:
Para garantir o recebimento e evitar que caia no Spam, assinale este e-mail como “confiável” ou “não é spam”, ou mova-o para a sua Caixa de Entrada.
100 Marketplaces
Marketplaces são um dos modelos de negócios mais apaixonantes do mundo: eles estimulam o perfeito encontro de oferta e demanda.
O fundo de VC a16z lançou essa semana a versão 2021 do 100 Marketplaces, que é o seu estudo sobre o momento e os trends desse modelo de negócio (é mais focado no B2C). É um relatório EXTREMAMENTE DENSO e merece alguns posts por si só.
As categorias que mais cresceram ano a ano estão expostas no gráfico abaixo:
Vou listar abaixo 3 categorias que me surpreenderam com o seu crescimento durante 2020:
1) Quando olhamos o crescimento ano a ano por categoria, o destaque foi celebrity engagement. A líder do setor é a Cameo, que cria experiencias digitais focadas na relação celebridade-fãs (A empresa é tipo uma Gabi da AE4 piorada). Um exemplo de uso do Camel foi o anuncio da ultima rodada da Loft:
2) Outro setor curioso foi os marketplaces de viagens. Vivemos um ano de fronteiras fechadas e mesmo assim o turismo nessas plataformas cresceu. Os marketplaces focados em experiências outdoor tiveram destaque, como as plataformas de camping HipCamp, Tentrr, Glamping Hub (que inclusive já está no Brasil num preço salgado);
3) Uma categoria com growth YoY% de mais de 400% nos Estados Unidos foram os marketplaces com produtos relacionados a Cannabis. A16z elegeu como uma das "categories to watch” devido ao seu crescimento de mais de 400% relativo ao Q1 e os dados nos indicam que há algum tipo de mudança do comportamento do consumidor.
-> The a16z marketplace 100: 2021
A família pós pandemia
Nossas vidas não serão as mesmas. Experiências intensas fazem com que novas normas, hábitos, costumes sejam formados.
Com a vacinação em massa e dados animadores de outros países, mantenho o otimismo que não estamos distantes do mundo pós covid19.
E essa transformação acontecerá dentro das famílias e consequentemente, abre uma janela de oportunidades para empreendedores que explorarão as novas tendências de hábitos que estão sendo formados.
Nikhil Basu, captou perfeitamente essa transformação. Must read para todos aqueles que querem conhecer o mundo de oportunidades que se abriram
-> Artigo: The Post Pandemic Family
My Billion Dollar Mistake
É natural que as histórias de sucesso sejam muito mais populares. Felizmente, estamos cada vez mais habituados com a falha: ela se tornou sinônimo de aprendizado. E com essas lentes que compartilho o artigo do empreendedor Hiten Shah sobre o seu erro de um bilhão de dólares:
(i) Em 2008, a KissMetrics foi fundada por Hiten. O timing era perfeito para o que eles estavam construindo: o inicio da era das decisões data-driven cujo os early adopters eram as empresas tech.
(ii) KissMetrics encontrou seu PMF através de um processo de testes/erros (a.k.a Steve Blank), seu produto tinha alto engajamento e sua tech estava muito a frente dos concorrentes.
And we knew we had nailed it because customers couldn’t stop shouting from the rooftops (i.e. Twitter) about how useful our product was.
(iii) Ao invés de focar em tornar o produto cada dia mais apaixonante para os seus usuários, o founder começou a cultura de idealizar novas ideias semanais para testes/produção do seu time de produto. Internamente foi apelidado de Hiten Bombs e isso gerava desfoque/desgaste para sua equipe. Como ele mesmo comenta:
Good or bad, none of my ideas were based on any kind of framework or filter. I was shooting from the hip. Thinking that I was helping us focus and execute. I was dead wrong.
(iv) Esse framework desestruturado abriu espaço para os concorrentes, fez a empresa perder a "mágica” e o timing do momento do mercado.
A lição que tiro desse relato é a importância da máquina de produto e de liderança consistente. Esses dois fatores fizeram com que a KissMetrics não fosse um unicórnio.
Great leaders are consistent, they help provide a direction and get the team focused on doing what’s best for the business, at all times.
-> Artigo: My Billion Dollar Mistake
Foto da Semana
Amyr Klink sempre me fez viajar estando em casa (dica valiosa para períodos de lockdown). Toda a sua bibliografia é um relato de aventura, autenticidade e descobertas. A foto hoje é sobre a sua travessia da África até o Brasil em um barco a remo (🤯🤯🤯), retratado no clássico 100 dias entre o céu e o mar.
“Se estava com medo? Mais que a espuma das ondas, estava branco, completamente branco de medo. Mas, ao me encontrar afinal só, só e independente, senti uma subida calma…Era preciso vencer o medo; e o grande medo, meu maior medo na viagem, eu venci ali, naquele mesmo instante, em meio à desordem dos elementos e a bagunça daquela situação. Era o medo de nunca partir. Sem dúvida, este foi o maior risco que corri: não partir” Amyr
Uma ótima semana a todos,
Lucas