Sunday Drops 🌊 #5

Naval, Yes Theory, O produto perfeito, Hormese...

JĂĄ faz 3 domingos desde que nĂŁo envio a newsletter.

Abrindo o jogo: a parte mais difĂ­cil de se comprometer com a newsletter Ă© manter a cadĂȘncia. Se vocĂȘ pensa um dia em fazer algo parecido, confere esse tweetstorm do Lenny Rachitsky sobre aprendizados e desafios de criar uma newsletter.

Mais do que notĂ­cias, hoje quero compartilhar reflexĂ”es (e sugestĂ”es) que tiveram origem no meu dia-dia, em leituras ou podcasts nas Ășltimas semanas.

Hormese e empreendedores de segunda viagem

Hormese é uma palavra criada por farmacologistas para descrever o momento em que uma dose de uma substancia nociva é na verdade benéfica ao organismo, agindo como remédio. Esse princípio norteia, por exemplo, a criação de vacinas.

Os antifrĂĄgeis empreendedores de segunda viagem passam por esse processo hormĂ©tico: eles criam empresas, nĂŁo tem o sucesso esperado e essa jornada gera cicatrizes que os tornarĂŁo ainda mais preparados para a prĂłxima jornada. É se contaminar pela dose sabendo que isso vai os tornar mais fortes, ou melhor, antifrĂĄgeis (sim, eu estou lendo Taleb).

Assim sendo, esse processo quĂ­mico explica o porquĂȘ fundos de Venture Capital tem uma preferĂȘncia por empreendedores de segunda/terceira/quarta viagem


Naval

Twitter Ă© meu principal canal de curadoria de bons conteĂșdos/livros. Recentemente o grande Gui Lima postou:

Para quem não conhece, Naval Ravikant é o founder da Angel List, investidor anjo e acima de tudo, alguém que traz uma profundidade impar sobre diversos assuntos, seja autoconhecimento, investimento, sociedade, etc.

Se Naval fala, eu escuto.

É uma leitura incrível, recomendo. Segue o link para o pdf gratuito.

Value your time. It is all you have. It’s more important than your money. It's more important than your friends. It's more important than anything. Your time is all you have. Do not waste your time

As 5 qualidades do produto perfeito

O que um produto precisa ser?

  1. Útil (É preciso ter claro o JOB TO BE DONE)

  2. ExplicĂĄvel (se vocĂȘ nĂŁo souber explicar um produto, vai ser dificil criar um bom posicionamento)

  3. Simples (O produto perfeito Ă© minimalista e fĂĄcil de usar)

  4. EscalĂĄvel

  5. Criador de hĂĄbitos

Aprendi isso essa semana durante o nosso Expert Network de produto com LuĂ­s Novo, founder da Skore. Se quiser ler mais sobre, segue a ref.

Piloto da prĂłpria vida

Longe de mim de querer virar filósofo de botequim, mas tem um acontecimento na minha vida pessoal que reforça uma crença que carrego comigo.

Sempre acreditei piamente que devemos correr atrĂĄs do que queremos. Sempre me incomodei com a ideia de aceitar ou buscar uma vaga de trabalho ao menos que vocĂȘ queira MUITO trampar com aquele time/empresa. Praticamente em todos os meus trabalhos eu sempre fiz outbound. O processo era uma mensagem no linkedin ou um approach de outra forma com a messagem: Quero trabalhar com vocĂȘ. Vamos tomar um cafĂ©?

Bom, meu irmĂŁo mais novo estĂĄ procurando estĂĄgio na ĂĄrea de produto, que Ă© uma intersecção entre tech & business. O desafio de se conseguir estĂĄgio nessa ĂĄrea Ă© que raramente abre vagas juniores. Independente disso, seja o que for, me orgulha de vĂȘ-lo buscando o que ele quer e empresas que ele acredita no propĂłsito. Se vocĂȘ tiver procurando um estagiario de produto, me avisa que conheço um menino bom 😂😂.

Yes Theory

Meu canal favorito do momento no Youtube: Yes Theory. É um composto de pessoas que tem como lema de vida dizer sim e buscar desconforto. São vídeos genuínos que te fazem refletir, sorrir, se desafiar.

Link para o canal

Pedro Sorrentino Newsletter

NĂŁo o conheço pessoalmente, mas acompanhava a sua newsletter Stoic Capital. É um pensador independente que estĂĄ indo para um novo desafio e lançou um nwslttr com textos diĂĄrios. Eu particularmente gosto desse formato e se vocĂȘ quiser bons textos, reflexĂ”es, referĂȘncias sobre tech&life com maior frequĂȘncia acredito que vai curtir tambĂ©m.

Segue o link


Foto da semana

O paraĂ­so: Aracaju / Rio Vaza-Barris


Pessoal, eu nĂŁo faço ediçÔes nos textos, entĂŁo me perdoem se houver algo sem lĂłgica ou erros de portuguĂȘs.

Compartilhamentos sĂŁo sempre bem vindos

Share

Desejo um Ăłtimo domingo,

Lucas