abreu

Share this post

Sunday Drops 🌊 #2

abreu.substack.com

Sunday Drops 🌊 #2

Trabalho remoto, the next big thing, Mr.Beast, valor, o poder da escrita, etc,etc,etc.

Lucas Abreu
Jan 24, 2021
1
Share this post

Sunday Drops 🌊 #2

abreu.substack.com

Bom dia!

Sunday Drops do domingão.

Durante a semana, escrevi um artigo sobre Deep Work.

Só para refrescar a memória sobre a dinâmica do post de domingo, o objetivo do Sunday Drops é compartilhar com vocês 3 artigos que me geraram valor, 2 reflexões ou aprendizados da semana e 1 vídeo ou foto sobre algo interessante.


Artigos

Nós nunca iremos voltar ao normal e trabalhar full-time nos escritórios

Estamos mais próximos do fim da pandemia. Tento ser otimista e crer que em 2021 esse problema será resolvido. E quando isso acontecer, voltaremos a vida normal. Mas nem tudo será como antes e não acredito que trabalharemos da mesma forma que fazíamos pré-covid (pelo menos os tech-related-workers). E um dos meus artigos preferidos sobre futuro do trabalho é de Packy McCormick, da ótima newsletter Not Boring Co.

No seu artigo We're Never Going Back, Packy contextualiza sobre suas crenças acerca do futuro do trabalho e como ele enxerga as mudanças estruturais que acontecerão. Spoiler: a decisão de trabalhar em casa será dos empregados e não dos empregadores.

The Next Big Thing

No artigo The Next Big Thing in 2021 Is, o Venture Capitalist Nikhil Basu utiliza alguma das mentes mais brilhantes do mundo para discutir o futuro de tendências da sociedade.

Alguns trechos:

The next big thing in 2021 is fully embracing the value of personal brands and individuality. This decade will be defined by arming individuals with the tools to succeed.

  • Blake Robbins, Partner at Ludlow Ventures

The next big thing in 2021 is a revival of Renaissance humanism underpinned by our deep desire for in person  interactions, events, and relationship-building, with a continued preference for distributed work and work-life balance.

  • Anarghya Vardhana, Partner at Maveron

Por que você deve escrever?

Durante essa semana, conversei com algumas pessoas sobre o porquê resolvi escrever. Uma das maiores influencias para criar uma newsletter e me comprometer com essa meta foi um cidadão chamado David Perell. Ele é um empreendedor que encontrou na escrita o seu propósito de vida.

Um dos artigos dele que mais me impactou foi: Why should you write

Como ele diz no texto, com apenas uma caneta, você pode construir uma rede de valor, melhorar a sua forma de pensar e criar oportunidades para sua vida. Se você pensa em escrever, recomendo olhar os conteúdos que ele produz: você irá encontrar (i) dicas sobre o processo de escrita (ii) textos inspiracionais sobre a importância dessa atividade (iii) textos incríveis sobre tecnologia, cultura, mídia, marketing, viagens e outros temas exotéricos.


Reflexões

#1 Nem sempre o valor criado é capturado.

Há duas reflexões importantes para uma empresa:

  1. O quanto de valor uma empresa gera?

  2. O quanto de valor a empresa captura? (a.k.a - monetiza)

Whatsapp, Twitter, Reddit, Wikipedia são organizações que geram valor monstruosos para as pessoas, mas todas elas não geram receita de forma diretamente proporcional (na minha opinião). Talvez esse seja o segredo: a busca incessante por capturar valor ás vezes atrapalha a experiência e detrata o valor para os usuários (exemplo: propagandas pioram as experiências, logo diminuem valor para o usuário ).

-> thread do twitter que inspirou a reflexão

#2 Em busca da colina mais alta

Para mim, Venture Capitalists como Chris Dixon são mais que investidores: são filósofos. E nesse antigo artigo de 2009, ele entra em um conceito super interessante para o desenvolvimento profissional, que é sempre buscar estar na carreira que você se imagina no futuro. Por exemplo, pouco adianta você ser advogado hoje se o seu sonho na verdade é ser chef de cozinha. Pode parecer óbvio, mas ele faz uma bela analogia com um problema tradicional da computação.

→ Climbing the wrong hill, Chris Dixon


Vídeo da semana

Criadores de conteúdo = Empreendedores do futuro.

Ter uma audiência fiel será um dos principais diferenciais competitivos de novas empresas. Um exemplo é o caso do Mr.Beast Burger, que é uma rede de hamburgerias distribuídas criadas pelo youtuber Mr.Beast. No vídeo que compartilho abaixo, o manager dele conta sobre o sucesso estrondoso da iniciativa, o que me faz acreditar ainda mais na ideia de que cada vez mais veremos grandes empresas sendo formadas a partir da audiência de criadores de conteúdo. Só para você ter uma ideia, MrBeast Burger se tornou por uns dias o app mais baixado da Apple Store.

Tá curtindo a newsletter? Achou o conteúdo relevante?
Então me ajuda a compartilhar!

Share abreu

Se a minha newsletter estiver sendo encaminhada para a área de promoções e você quiser mover para o inbox normal, dá uma olhada nesse tutorial.

Bom domingão e uma ótima semana,

Lucas

Share this post

Sunday Drops 🌊 #2

abreu.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Lucas Abreu
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing