Sunday Drops 🌊 #15

Amadurecimento do ecossistema de tecnologia brasileiro, argumentos mais persuasivos, orcas, foco, etc,etc.

Olá Pessoal,

vamos para a edição #15 do Sunday Drops. Hoje resolvi compartilhar algumas reflexões sobre diferentes tópicos.

Antes de irmos para o conteúdo, se alguém te compartilhou o Abreu Substack, assina a newsletter no link abaixo para não perder nenhuma edição:

Para garantir o recebimento e evitar que caia no Spam, assinale este e-mail como “confiável” ou “não é spam”, ou mova-o para a sua Caixa de Entrada.


Sobre celebrar evoluções

recentemente me deparei com esse tweet sobre a rodada de US$ 60M na Merama.

estamos vivendo um momento único. Desde que entrei no mercado de Venture Capital, escutei “O ecossistema brasileiro de startups é imaturo". Por mais que ainda estejamos longe de um momento de maturidade, é inegável o quanto estamos evoluindo.

Há pessoas que preferem apontar todos os nossos problemas, mas eu prefiro celebrar. Estamos vendo empreendedores atraindo capital de fundos brasileiros, de fundos globais, de estratégicos seja no seed, na série A, B,C,D e em todo o alfabeto para implementar suas visões e transformar mercados tão grandes e importantes como Educação, Finanças, Saúde, Agricultura, Logística, entre tantos outros carentes de soluções de qualidade

Outro motivo de celebração para o ecossistema foi o resultado do fundo do Softbank na América Latina. Após 18 meses investindo, o resultado foi uma geração de valor de mais de US$1.4b.

Prova que nossas startups não são competitivas apenas no early stage, estão se provando o tanto quanto no late stage também. Saudações ao Softbank, que INOVOU ao trazer uma tese agressiva de growth capital nunca antes vista nessa região.

Vision pays off

E inovação é algo que sempre esteve presente na vida de Masayoshi Son, como vocês podem ver nessa curiosa história abaixo:


Sobre ter argumentos mais persuasivos

Durante essa semana, me deparei pela primeira vez com esse princípio da pirâmide Minto e quero compartilhar com vocês. Mas antes, vou contar a história por trás.

Bárbara Minto foi a primeira consultora mulher da história da McKinsey. Durante o seu tempo de consultoria, ela notou um problema comum: as pessoas eram muito ruins em construir argumentos persuasivos. Elas não conseguiam estruturar seus argumentos e passavam o maior tempo de uma reunião expondo os dados e fatos. Quando chegava o momento decisivo, no qual elas iriam fazer uma recomendação, a audiência estava desligada ou distraída diante de tantos detalhes.

Diferente de um filme, no qual é construído a tensão até que no fim ocorre a grande revelação, o mundo dos negócios tende a preferir o oposto: a exposição rápida da recomendação para depois a argumentação.

A partir desse insight, ela criou o que foi chamado de Minto Pyramid Principle, que ocorre da seguinte forma:

  1. Comece com a recomendação, resposta ou pergunta

  2. Embase a sua recomendação com argumentos de apoio

  3. Suporte seus argumentos de apoio com dados

E de fato, a estrutura é uma pirâmide:

Normalmente nossos argumentos acontecem de forma ao contrário:

Vou utilizar um exemplo hipotético de como seria o email:

Antes do Minto

Fala Boss,

estou preocupado com a instabilidade da nossa plataforma. Durante os últimos meses, o tempo que ele ficou fora de ar subiu 50% em relação a 2020, como indica o gráfico em anexo.

Também tenho escutado do suporte que os clientes estão reclamando que o servidor não para de cair. Quando olhamos para o Churn, ele também está aumentando, atingindo a taxa recorde de 5.3% em abril de 2021. Fizemos um research com os clientes que churnaram e 60% deles indicaram que as instabilidades foram a principal razão para encerrar o contrato

Além disso, existem evidências que a instabilidade está prejudicando o Brand da nossa empresa, dado que os comentários no Reclame Aqui dispararam 70% em relação a dezembro de 2020.

Eu recomendaria que a gente focasse o próximo sprint de desenvolvimento em tentar resolver a instabilidade da plataforma.

Qual sua opinião? Estou a disposição para os próximos passos.

Após o Minto

Fala Boss,

recomento que a nossa sprint de desenvolvimento seja focada em resolver os problemas de instabilidade da plataforma, pois:

  1. O tempo fora do ar está aumentando

    • Olha o gráfico em anexo, que aponta o aumento da instabilidade da plataforma nos últimos meses.

    • O sistema ficou fora do ar 50% mais tempo do que em 2020.

  2. Instabilidade está aumentando o churn

    • Alcançamos 5.3% de Churn em abril de 2021, o recorde histórico da empresa..

    • Na pesquisa com clientes que churnaram, 60% indicou que a razão principal foi a instabilidade da plataforma.

  3. A instabilidade está prejudicando nosso branding

    • Comentários negativos no Reclame Aqui subiram 70% em comparação a dezembro de 2020.

    Qual sua opinião? Estou a disposição para os próximos passos.

Me parece que o segundo formato reduz o custo cognitivo, agrega organização e facilita o trabalho do Gestor.


Sobre o jogo

A frase que ecoou na minha cabeça essa semana foi de José Raul Capablanca, famoso jogador de xadrez:

to succeed, “you must study the endgame before everything else.”


Sobre o consumo de mídia

Maior consumo de tempo mobile ➡ Mais consumo de mídias sociais

➡ Mais youtube, instagram, tiktok, spotify, linkedin etc,etc ➡ Mais criadores

➡ Mais criadores monetizando ➡ Passion economy ♻️♻️♻️♻️♻️♻️


Sobre foco

Recorrentemente, trago a gestão da atenção como um tópico na newsletter.

É algo tão importante e tão difícil ao mesmo tempo. Tendo a crer no que Shane escreveu nesse twitter:

Scott Young, autor de Ultralearning, escreveu um post com 10 estratégias para ter uma melhor retenção de aprendizado e que serve como boas dicas para buscar ter um foco maior nas suas atividades .

Vale a pena a leitura: Deep Learning Strategies por Scott Young.


Dica da semana

Meu amigo Lucas Affonso sempre teve uma curiosidade para entender o quanto os alimentos influenciam na perfomance e bem estar das pessoas. A partir dessa busca, nasceu um projeto super legal chamado NeuroFood.

Eles acabaram de lançar o primeiro e-book: Os 6 temperos para a mente, no qual ele compartilha alimentos que podem incrementar sua perfomance. Já comecei a aplicar as suas dicas (em especial o "shot”de curcuma) e tenho sentido mais bem estar e disposição quando consumo o shot (pode até ser psicológico rs, mas como existe ciência por trás, creio que o efeito é real).

Vale a pena acompanhar, é uma empreitada criada por uma pessoa com uma real missão e curiosidade por esse tema 🚀🚀


Foto da semana

Essa semana aconteceu algo muito louco no litoral sergipano (onde estou no período de H.O). Um grupo de pescadores encontrou Orcas, algo inédito na região.

Por um lado é um fenômeno belo, a pura natureza.

Por outro lado mostra o nível de desequilibro ecológico que estamos nos metendo, dado que Orcas são baleias que vivem em águas frias, o que não é nem de perto a realidade dos mares do nordeste.

Tem um vídeo aleatório no youtube registrando a emoção do encontro:


Thats all folks.

e se está curtindo a newsletter, compartilha! Da perspectiva do "criador de conteúdo", é sempre motivador ter novos leitores e poder se conectar com tanta gente legal como tem sido até agora.

Uma ótima semana a todos,

Share