Sunday Drops 🌊 #14

5 conselhos de minha mãe que também valem para empreendedores



Olá Pessoal,

Sunday Drops de hoje é em homenagem ao dia das mães, em especial à minha mãe Sonali, que é a minha maior apoiadora e mais fiel subscriber .

As mães são tão sábias e alguns conselhos que recebi da minha ao longo da vida também podem ser aplicados na realidade dos empreendedores e empreendedoras. Em parceria com meus irmãos Aloísio e Camila, escrevo esse post hoje para compartilhar a sabedoria da minha mãe:

#1 Cuidado com quem você anda

Segundo a teoria do escritor americano Jim Rohn, nós somos a média das cinco pessoas com quem passamos mais tempo. Em outras palavras, o meio em que vivemos inevitavelmente influencia nossas ações, pensamentos e sentimentos, e isso reflete em todas as áreas da vida: pessoal e profissional. 

No fim do dia, essa é a mensagem que minha mãe sempre quis nos passar: ande com pessoas do bem, que te levem adiante. 

Para empreendedores, esse conselho pode ser trazido para realidade dos sócios da empresa (incluindo Founders e VCs!). No livro "Why Startups fail", Thomas Eisenmann comenta que uma das 3 principais razões para insucesso de startups early stage é uma má formação societária (Good Idea, Bad Bedfellows é como ele descreve). A escolha de um sócio é algo profundo, que pode ser uma âncora ou propulsor de sucesso.

#2 Plante a semente para colher os frutos

Em 2011, o fundador da Amazon Jeff Bezos comentou durante uma entrevista para a Wired sobre como a visão longo prazo foi essencial para sua vida e para empresa:

Nossa primeira carta aos acionistas, em 1997, era intitulada: "É tudo uma questão de longo prazo." Se tudo o que você faz precisa funcionar em um horizonte de tempo de três anos, então você está competindo contra muitas pessoas. Mas se você está disposto a investir em um horizonte de tempo de sete anos, agora está competindo contra uma fração dessas pessoas, porque muito poucas pessoas ou empresas estão dispostas a fazer isso.

Dito isso, Jeff Bezos e Dona Sonali compartilham da mesma tese: é preciso o foco no o longo prazo e para isso acontecer, é preciso trabalhar duro todos os dias. Assim os frutos virão.

#3 Você só conseguirá organizar a sua vida quando você conseguir organizar o seu quarto

Esse conselho de mãe casa com o que Charles Duhhig escreveu no best seller Poder do Hábito. Segundo Charles: 

Fazer a sua cama todas as manhãs é correlato com uma melhor produtividade, um maior senso de auto-cuidado, e habilidades mais fortes em ser resiliente

Mais do que a cama, o que nossa mãe tentou compartilhar é: A vida precisa de um grau de organização, seja financeira, pessoal ou de trabalho. 

Para ter sucesso em uma rotina de liderar, conversar com investidores, falar com clientes, motivar colaboradores,  organização é mandatório

#4 Tudo tem seu tempo

Para Founders, esse conselho pode ser levado ao aspecto de timing.

Bill Gross, founder da Idealabs, trouxe a perspectiva que a partir dos seus estudos sobre ecossistema ele descobriu que a variável mais importante para o sucesso ou falha de uma empresa é Startup Timing

Por exemplo, por mais que existiam modelos similares ao que veio a ser o Uber durante ~2000, a aplicação dificilmente daria certo, pois o mobile não era realidade para a maior parte das pessoas devido a imaturidade da tecnologia. 

Então, como se diz no Nordeste, não adianta colocar o "carro na frente dos bois" pois tudo tem seu tempo. 

#5 Faça o que você ama

Como Naval Ravikant diz: 

As pessoas que têm mais sucesso são irracionalmente apaixonadas sobre o que elas estão fazendo. 

Minha mãe sempre fez eco a essa afirmação: não há razão a não ser buscar trabalhar com o que ama. Isso inclusive condiz com o que buscamos na Astella, que são founders missionários que tenham propósito e paixão para encarar uma jornada tão desafiadora que é empreender


E pra finalizar, compartilho a emocionante homenagem de Kevin Durant para a mãe durante a cerimônia de conquista de MVP (Most Value Player) da NBA.


Obrigado mãe por tanta sabedoria compartilhada e um feliz dia para todas mães que assinam essa newsletter.

Um ótimo domingo a todos,

Lucas, Camila e Aloisio


Minha irmã também escreveu um post muito interessante na sua newsletter Voz do Bem sobre a história por trás da origem do dia das mães. Vale a pena ler!

Se você curtiu o artigo, compartilha com sua mãe, família, seu time, amigos ou qualquer pessoa que possa gostar do conteúdo

Para se inscrever na Newsletter, adicione seu email na caixinha abaixo: