chegou esse momento.
confesso que tô escrevendo meio nervoso esse post: o primeiro sunday drops eu escrevi com vergonha, o sunday drops 100 escrevo com um peso sentindo que carrego uma responsabilidade.
responsabilidade de produzir um conteúdo bom, de fazer com que você leitor, leia um artigo que agregue, responsabilidade de entregar a altura um produto de qualidade de tanta gente boa que aposta em mim.
eu sou muito grato a essa newsletter: ela me apresentou pessoas, reflexões, lições que eu não teria. no multiverso do lucas que não começou a newsletter, deve ter uma pessoa mais insegura, menos criativa, menos empreendedora.
olhando para trás. as lições:
pressão social funciona: se você falar em público que fará algo, estará mais compelido a executar. a vergonha de falhar em “mandar todo domingo” nos primeiros 6 meses como prometi me fez ter consistência. o “tratamento de choque” para aumentar a intensidade pode resultar em coisas boas.
consistência pays off: 99% das pessoas que me chamaram para pedir dicas sobre produzir conteúdo pararam depois de 6 meses. é um jogo de sobrevivência e de longo prazo.
foco na qualidade: meus artigos mais virais… são os meus melhores artigos. cada minuto gasto a mais na conteúdo tende a gerar mais visibilidade.
timing importa: ter sido um dos primeiros a publicar conteúdo em newsletter me ajudou sim a construir uma base maior de seguidores. timing não é tudo, mas ser um dos primeiros ajuda com certeza.
pessoas: a newsletter me apresentou mentores, amigos, investidos. é assustador o quanto transformou a minha vida.
olhando para o futuro:
em dezembro de 2023, saí do mundo de Venture Capital.
entre janeiro-julho de 2024, foquei em consultoria.
hoje, entro em um novo momento: pela primeira vez, o meu foco absoluto serão três:
mídia: entregar semanalmente o melhor texto sobre tecnologia/startups/negócios do brasil e o melhor podcast do tema.
distribuição: como divulgar e impactar mais pessoas.
educação: como a partir de bons conteúdos posso criar experiências únicas que impactem a vida da minha audiência.
eu sou um founder em discovery. eu ainda não tenho o masterplan montado, nem estou levantando capital. estou investigando. estou testando. estou acertando e errando. mas pela primeira vez, estou fazendo por mim. para mim. e nunca estive tao animado.
além disso, vou investir como venture partner de um fundo. novidades em breve.
se você me falasse no momento que eu escrevi o primeiro sunday drops que isso na 100a edição iria me fazer empreender, eu ficaria muito surpreso.
branding:
a minha comunicação é meio esquisita. ela faz sentido, mas é estranha.
a minha newsletter chama abreu newsletter. o meu podcast abreu podcast. e tenho uma série chamada sunday drops.
quer saber? tudo virou sunday drops. chegou uma nova era. sunday drops é um conceito é um momento: é a profundidade, mas com a leveza. é ser direto, mas com honestidade. é o flow como escrevi na primeira edição.
a audiência:
eu sabia que os leitores eram qualificados, mas me surpreendeu muito a última pesquisa de audiência. com uma amostragem relevante (110), descobri que:
67% dos leitores são founders.
82% estão em empresas com até 200 funcionários.
98% recomendariam a newsletter (!!)
68% querem mais estudos de caso.
tenho muito orgulho, mas nunca estive com tanta sede de querer mais.
obrigado a você, pela leitura, pela força.
vamos por mais.
ainda é day 1.