👋 Bem vindo e bem vinda ao artigo mais recente do Sunday Drops - uma série de textos autorais da Abreu Newsletter sobre tecnologia e startups.
💪 Alcançamos 1.000 assinantes. Obrigado a vocês que me fortalecem, curtem e divulgam meu trabalho. É só o começo, vamos juntos! Como celebração, estou organizando com a comunidade da newsletter um Q&A sobre entrar no mercado de VC (mais detalhes no final do post).
📬 Para receber futuros artigos no seu inbox, coloque o seu email abaixo:
Resumo do Artigo:
Gráficos explicam de forma visual e simples as aleatoriedades encontradas na nossa vida, seja no mundo corporativo ou pessoal.
O artigo de hoje expõe 6 curvas que podem ser utilizadas como modelo mental para: reflexão, elaboração de materiais e repertório para tomada de decisão.
Curva S
Curva S é um gráfico no qual uma variável acumulada - como receita, custo, taxa de infecção ou qualquer outra - é comparada contra o tempo. É adequado para pespectivas evolutivas.
Elas aparecem em todo lugar: Crescimento de empresas, biologia, evolução da utilização de internet nos países, infecção por COVID.
Essas curvas tendem a ter um momento inicial de aceleração lenta, seguido de crescimento exponencial até a estabilização. A última fase tende a acontecer quando o limite de mercado ("market-share") ou de pessoas atingidas já é bastante elevado.
Exemplo: Adoção da Internet
Curva de Bell ou de Sino
A Curva de Bell descreve uma distribuição normal, que pode ser muito observada na nossa vida diária. Fenômenos orbitam por uma tendência central, no qual estão concentrados perto da média e há poucas observações distantes, que são justamente os outliers (em torno de 5% da amostra).
Um exemplo é o QI ou altura das pessoas: Estudos mostram que há um tipo de inteligência que é habitual a maior parte da civilização, com outliers relevantes (tanto para mais ou para menos) apenas para uma parcela relevante da população.
Curva-E ou Exponencial
Como você faliu? De duas formas: Gradualmente, e então, de repente.
Ernest Hemingway, The Sun Also Rises
O crescimento exponencial acontece quando a taxa de aumento permanece constante a medida que a base aumenta. Imagine o número de usuários de um aplicativo: se ela dobra ano a ano, mesmo tendo uma base superior, levará a um crescimento exponencial. A difusão da internet, que permite a escalabilidade quase que infinita sob um custo marginal zero, tende a tornar o crescimento exponencial mais comum na nossa sociedade.
Crescimento exponencial está conectado com a ideia de juros compostos.
Imagine que seu rendimento sob os seus investimentos pessoais é de 25% ano a ano. Se todos os anos esse valor permancer constante, o retorno entra em uma trajetória composta, que pode levar a um crescimento exponencial, o que difere muito da perspectiva linear. Por isso crescimento composto é um dos princípios mais poderosos da sociedade, utilizado por lendas como Warren Buffet e Naval Ravikant.
Curva de Poder
Na distribuição da “Power Law", um pequeno número de inputs é responsável por uma alta porcentagem de outputs. Ela recorda ao princípio de pareto, no qual 80% dos resultados são determinados por 20% das observações.
Curva de poder é um conceito amplamente utilizado em Venture Capital. Deixo abaixo a declaração de duas lendas do Venture Capital, Peter Thiel (Founders Fund) e Marc Andreessen (a16z) que descrevem o poder dessa curva no mercado de Venture Capital:
Não vivemos em um mundo de curva normal, e sim sob uma curva de poder.
Peter Thiel
Todos os anos, das 4.000 startups buscando financiamento de Venture Capital, apenas 200 (5%) são realmente investíveis, com 15 delas gerando 95% dos retornos econômicos…
Marc Andreessen
Um estudo da Horsley Bridge (que contabilizou investimentos até 2014) mostra que 6% dos deals produziram 60% dos retornos, o que claramente comprova a tese da curva de poder.
Curva do Hype
A Hype Curve descreve a atenção fornecida por uma parcela da sociedade a algum tema em comparação com o tempo. Ela foi criada pelo Gartner e é um lembrete recorrente de que novas tecnologias enfretarão momentos de excitação desenfreada, seguido de desilução até o encontro do equilíbrio.
Abaixa, a curva hype das tecnologias emergentes de 2021.
Curva do Sorriso
A curva do sorriso foi criada originalmente para descrever o processo de criação de valor de produtos. Ela descreve que na cadeia de produção, o valor adicionado está principalmente na fase de concepção da solução (tecnologia) e na distribuição /manutenção do serviço.
Um exemplo de aplicação da curva do sorriso é na indústria da publicação de conteúdo. Ben Thompson descreve que o valor está cada dia mais retido no:
(1) Criação de conteúdo: Escritores e publicações focadas
(2) Interface com usuário que gera discovery: Twitter, Instagram, Google, etc.
Conclusão
A provocação desse artigo é gerar a reflexão sobre quais espaços nas diferentes curvas está a sua empresa, o seu projeto pessoal ou a sua vida.
Diferente do que é natural, a vida não segue uma trajetória linear e utilizar curvas como modelos mentais nos ajuda a tomar melhores decisões sobre como otimizar nossos esforços.
🌊
Se curtiu essa edição, não esquece de enviar para quem pode se interessar!
Se quiser compartilhar para alguém ou em grupos via WhatsApp, clique no botão abaixo…
Se inscreva!
Q&A sobre ingressar e a carreira em Venture Capital
Muito animado em anunciar o primeiro evento para a comunidade, que será na terçå feira, 12 de Abril :
Será sobre ingressar na carreira de Venture Capital e dúvidas sobre como é o dia-dia, principalmente para quem pretende entrar em um nível médio ou júnior.
O formato será muito simples: Q&A, então tragam perguntas.
Link para inscrição: https://lu.ma/j43zhj9h
Podem compartilhar o evento com pessoas que vocês acreditam que curtiriam.