Inteligência Artificial não mudou o mundo ainda. Ele mudou as expectativas que temos em relação ao futuro. Sam Altman
Eu penso nessa frase. Muito.
O GPT-4o Omni* é um exemplo de como a OpenAI está elevando as expectativas sobre o futuro, mas também aposta em transformar o presente.
Sobre o presente me refiro a liberação do modelo mais poderoso do mundo de forma gratuita (não apenas para quem paga US$20 por mês). Se isso aumentar a produtividade dessas pessoas de forma significativa, o mundo estará mudando hoje**.
A empresa também anunciou que o acesso da API para o GPT está 2x mais rápido, 50% mais barata e o limite é 5x maior do que na última versão. Se os milhares de negócios que usam GPT para criar sistemas de inteligência se tornarem melhores, a OpenAI (e todo o mercado de LLM) será.
Agora sobre mudar o futuro: Ouvi ontem que Steve Jobs dizia que digitar em um teclado é uma das piores formas de comunicação pois tem mais fricção e é mais lento, afinal não acompanha a velocidade de pensamento. O grande “futurismo” deste lançamento são as interfaces de comunicação em voz e vídeo de forma rápida. É tipo nos filmes: você vai conversar com a simulação de um humano com nível e velocidade de respostas boas. Frisando mais uma vez: velocidade importa muito (por isso que transações em blockchain nunca deram tão certo para o dia-dia…)
Com essa nova interface, conversar com um computador não será tão estranho. Você poderá praticar italiano com a AI Paola ou aprender mandarim com a AI Cheng, discutindo temas de seu interesse. Talvez, na próxima visita a um museu, seu tour seja guiado pelo ChatGPT-4 se você filmar o percurso.
Isso também abre muitas possibilidades para empreendedores criarem negócios com essas novas interfaces.
Para não dizer que eu só falei das flores, a “decepção” e alivio é que não houve um avanço significativo em termos de inteligência do modelo. Ainda não há passos significativos em direção à "singularidade" ou à inteligência produzindo pensamentos por conta própria.
De qualquer forma, como todos os lançamentos de AI, isso pode mudar nosso presente e, principalmente, nossas expectativas para o futuro.
Para aprofundar: