Meu primeiro exit?

Esses dias estava calculando quantas horas já tenho em venture capital. Segundo Malcom Gladwell, para se tornar especialista em qualquer assunto, é preciso 10 mil horas de prática. De acordo com as minhas contas, estou por volta de 6 mil. 

Essas 6 mil horas me fazem considerar que tenho uma experiência relativamente alta para minha idade no setor. Apesar disso, não participei de dois momentos que tenho grande ansiedade em viver como Venture Capitalist: 

  1. Um investimento tocado de cabo a rabo por mim (tipo assim: eu prospectei, eu analisei, eu aprovei no comitê e eu vou ser o ponto focal). 

  2. O primeiro exit grande que participei do processo de investimento

O complicado do VC é que trabalhamos em horizontes malucos: o ciclo de um fundo é de 10 anos. Por mais que seja longo, em 3,4 anos é possível inferir se a empresa vai ser incrível ou não. 

Toda essa história é para contar que completei parcialmente o momento 2 (participar do exit). Durante meu tempo do Pitanga, participei de todo o processo de análise e investimento da series B da Satellogic, talvez minha empresa preferida do mundo. 

Satellogic é uma empresa argentina de nanosatélites que vai revolucionar o mercado de observação terrestre a partir dos seus pequenos satélites eficientes com tecnologias patenteadas. É uma empresa de cientistas, amantes do espaço e que tem uma missão maravilhosa. 

Na semana passada enquanto curtia minhas sagradas férias, foi anunciado que a Satellogic irá para o mercado publica via SPAC sob um valuation de US$ 850M. Golaço do Fundo Pitanga, do gestores Fernando Reinach e Gabriel Perez, e de todos os analistas que participaram dos investimentos ao longo dos anos como é o caso do meu amigo Felipe Chippari que hoje trabalha na Satellogic em Buenos Aires.

Sinto orgulho e alegria de ter participado do processo de análise de investimento do Series B. Mesmo sendo uma empresa que estou longe desde 2018, adorei essa sensação e o gostinho do exit. Só me deu mais sede. Que seja o primeiro de muitos. 

Como dizem na Satellogic, 

per aspera, ad astra. 

por ásperos (caminhos) até aos astros 


Curtiu a newsletter ?

Se inscreve!

Compartilha!

Share