Checklist para levantar um seed round para sua startup

[TL,DR: Se sua startup alcançar os 4 milestones abaixo, não faltará investidores para sua jornada]

Vamos supor que: 

(i) você quer criar ou tem uma startup

(ii) você quer receber um investimento de um fundo de Venture Capital;

Se o seu projeto cumprir os requisitos listados abaixo, haverá recursos abundantes para financiar a sua jornada. Vamos ao checklist:

#1 Founder Market Fit

Founder Market Fit é sobre a profundidade da relação do founder com o mercado que ele escolheu empreender. No começo de uma startup, os founders são a personificação da empresa, do seu produto, da sua visão. Se o founder não estiver em um mercado que ele conheça profundamente ou que ele seja completamente apaixonado, será difícil construir um produto, captar investimento, atrair as melhores pessoas para a empreitada. 

Ou seja, se as chances de criar uma grande empresa já são baixas, se não houver founder-market fit a tarefa será ainda mais árdua. Lembrando que essa é uma empreitada que tende a durar muitos anos, logo será preciso um Q de obsessão do founder - obsessão essa que usualmente nasce pelo sonho de transformar algum problema que o founder enxerga (ou viveu) nesse mercado específico. 

#2 Zeitgeist Fit

Zeitgeist é uma palavra esquisita criada por filosofos alemães para descrever o “espirito dos tempos”. Zeitgeist é o momento, é o hype, é a razão sobre por quê estamos discutindo temas como home office, minimalismo, vegetarianismo. Esses temas estão em alta pois eles são culturalmente relevantes para uma fatia da sociedade contemporânea. Sacou? É algo do momento? É zeitgeist. É uma das melhores ferramentas para pensarmos “Whats the next big thing?”.

Se você tem Product Zeitgeist Fit (PZF), o seu produto não está ressoando apenas porque é o adequado para uma dor (isso seria solution-fit), ele está ressoando pois está conectado a algo extremamente culturalmente relevante naquele momento para um grupo de pessoas (ou empresas) de um local do mundo. Com o PZF, o produto tende a ter uma aceitação mais fluída e deter um maior “good-will” de investidores, talentos, usuários, pois está conectado a um propósito, sentimento maior. Para muitos, é uma das maiores razões de sucesso das startups.

Para entender mais sobre esse conceito, recomendo assistir o vídeo do precursor desse termo, D'Arcy Coolican do A16z

#3 Product Market Fit

Product Market Fit acontece no momento em que uma base de usuários está utilizando recorrentemente o produto de uma startup e está disposta a gastar para continuar a usá-lo. 

Para Marc Andressen, PMF é a única coisa que importa para novas empresas de tecnologia. Se sua empresa tiver PMF, isso significa que uma parcela relevante de usuários veem a sua solução como Must Have e ficariam extremamente desapontados em não poder mais usar a sua solução. 

Se você alcançou PMF, você já está muito bem posicionado para receber investimento e crescer de forma acelerada. Para conhecer formas de mensurar o PMF, recomendo ler esse artigo no qual aprofundo sobre duas ferramentas utilizadas por startups.

#4 Channel Fit 

A partir do momento que a startup tem um produto que gera valor e monetiza uma base de usuários, a sua próxima missão é dominar a distribuição para que ela consiga crescer. Quando falo de distribuição, estou abordando a forma como a empresa irá alcançar mais e mais clientes através das inúmeras possibilidades de canais possíveis. No momento em que há um encaixe entre um canal de vendas e a solução, a empresa encontra o channel-fit ou distribution-fit. 

Quando você sabe qual o canal certo para adquirir clientes e também qual o custo médio para fazer isso, você consegue calcular de forma muito mais assertiva o LTV/CAC e com isso você maximiza os impactos do seu investimento em growth (o que é ótimo para um fundo de Venture Capital que quer o melhor uso possível do seu investimento)

#Bônus

Se você tiver esses 4 fits e ainda estiver em um mercado gigante, já pode passar a conta do Pix 😂😂. 

Conclusão

Obviamente há muitas outras variáveis por trás de um investimento (Produto, Margem Bruta, Mercado, Concorrência, Captable, etc, etc,etc) mas tenha certeza que se você tiver esses 4 fits, sua tarefa de captar com um fundo de Venture Capital será muito mais fácil. 


Share