A Aura da 99
Esse episódio estava engasgado.
Comecei em 2024, fiz mais de 20 entrevistas, gravei mas nunca lancei (não estava à altura). Assim que virou o ano, decidi: precisava enfrentar esse "trauma".
Com muito orgulho, acabo de lançar o episódio sobre a história da 99, o primeiro unicórnio brasileiro. Contei com a participação da Tania Menai, autora do livro unicórnio verde e amarelo, e também do Jack, que foi head de engenharia da 99 e viveu toda história como um dos protagonistas.
Os insights valem para qualquer empreendedor. Deixei algumas histórias com o minuto marcado para você clicar e escutar diretamente:
1. Enfrentar competidores capitalizados: Como a 99, sendo underdog, venceu a Easytaxi. (9:44)
2. Sobreviver em crise: O plano de 45 dias que salvou a empresa da falência. (40:52)
3. Como Fazer reuniões produtivas: A conversa do Mateus (ex-Head de RP da 99 e hoje founder Alice) com Chris Lehane (OpenAI) mostra como. (1:03:32)
👉 Escute no Spotify ou Youtube
Este episódio só é possível graças aos parceiros do Aura:
Onfly: Solução de tecnologia ideal para poupar tempo do seu time de finanças e dos colaboradores em viagens corporativas.
Barte: Plataforma de pagamentos para quem quer alta conversão, aprovação e melhores condições de recebimento que conquistou empresas como Buser, Desincha e Housi através de atendimento excepcional e solução real de problemas. (Olha a propaganda que eles fizeram no Superbowl)
Lobby: A melhor plataforma para brindes corporativos, usado pelo iFood, Wellhub e Boticário. Ela te auxilia na jornada completa: da concepção à entrega, tudo verticalizado.
Te espero ouvindo e se tiver feedbacks, ficaria grato em ouvir.
Além disso, estou fazendo uma pesquisa com os ouvintes do meu podcast aqui. Ficaria muito grato se você respondesse.
Clique aqui: https://tally.so/r/KYVa9k
O que eu aprendi com a história da 99:
1. Fazer diferente: o foco no motorista foi diferencial para 99. Enquanto todos competiam pelos usuários, a 99 focou em encantar motoristas. Criaram base sólida, feliz e confiável de carros disponíveis. Resultado: melhor experiência pro cliente final. O caminho menos óbvio virou o diferencial.
2. Competir contra si mesmo é mais importante que competir contra o rival. A EasyTaxi tinha mais dinheiro e crescia mais rápido. A 99 escolheu dominar poucas capitais com excelência em produto. “Fazer poucas coisas bem feitas”.
3. Nos momentos ruins, reduza o foco. Nos bons, expanda. Com Paulo enfrentando um câncer e o Uber incomodando muito, a 99 fechou 14 regionais e cortou 30% do time. Objetivo era break-even em 45 dias. Principalmente nos momentos difíceis, é preciso reduzir o foco.
4. O poder dos alicerces poderosos. Foco, time qualificado, obsessão pelo cliente. São os únicos aspectos controláveis por qualquer empreendedor. Se por acaso encontrar mercado ou maré a favor, a chance de sucesso é enorme. A base define o teto.
5. Gente A com cabeça de dono é o diferencial. O foco do Paulo desde o início era contratar quem tinha brilho nos olhos e humildade intelectual. Will > Expertise.
6. O mundo é relacional. Tudo é sobre conexões. Paulo virou sócio da 99 porque começou a mentorar o Ariel e Renato. Monashees conhecia Ariel da consultoria de SEO. Peter era investidor anjo e virou CEO. Monashees apresentou a 99 à Didi. Peter desenvolveu a relação por anos. A Vida é sobre relações.
7. Não subestime riscos que podem te tornar irrelevante. A 99 menosprezou o Uber no começo. “Brasileiro não vai pegar carro de desconhecido.” Erro de estratégia. Quando perceberam, quase morreram. Sempre respeite o que pode te destruir.

