Esta é uma newsletter sobre tecnologia, startups e investimentos. Faça como mais de 6.200 investidores e fundadores e assine deixando o seu email abaixo:
Olá,
espero que o feriadão e o final de semana tenham sido bons e que você esteja renovado ou renovada.
Para esta edição, me inspirei na série “10 Charts That Capture How the World Is Changing” do Rex Woodbury.
Gráficos me ajudam a processar informação e a timeline temporal denota as transformações que estão em curso. Por isso, resolvi usar este Sunday Drops sobre 8 gráficos que capturam transformações ou tendências do mundo, nos mais diversos aspectos.
Nesta edição, será coberto:
A dívida americana
Erradicação da pobreza na América Latina
BRICS superando o G7
A inflação dos custos médicos
Tamanho dos modelos de A.I.
Câmbio climático
Lucratividade acima do crescimento das empresas americanas
Redução de relevância dos jornais
A dívida americana
Imagine que você nasceu em 1960. Nesse ano, a dívida pública dos Estados Unidos era de aproximadamente $290 bilhões. Parece um valor alto, né?
Ao longo dos anos, a medida que a economia dos EUA cresceu, a dívida também aumentou.
Quando você completou 20 anos, em 1980, a dívida pública dos EUA já era de $909 bilhões, mais do triplo do que era quando você nasceu.
Em 2000, no auge da bolha da internet, quando você estava com 40 anos, a dívida havia aumentado para mais de $5,6 trilhões. Isso é mais de 19 vezes o valor da dívida quando você nasceu.
Em 2020, quando você completou 60 anos, a dívida pública dos EUA chegou a $27 trilhões, cerca de 93 vezes o valor da dívida no ano do seu nascimento.
E agora, em 2023, a dívida pública atingiu o limite de $31,4 trilhões. Isso é mais de 108 vezes a dívida de quando você nasceu.
Esse aumento não mostra sinais de desaceleração, o que traz consigo dois grandes riscos:
Aumento da taxa de juros. Quanto maior o risco percebido do US não pagar, mais caro ficam os empréstimos. Isso influenciaria todos os aspectos da economia, o que a tornaria de forma geral menos liquida.
Corte de orçamentos ou default do governo: Se não fosse aprovado a extensão da carência da dívida, o governo americano precisaria cortar gastos de forma veemente e até poderia não pagar uma parcela dos credores.
Este será um “problema” que cedo ou tarde, precisará ser resolvido. Inclusive é um dos temas mais relevantes das prévias para o presidente dos Estados Unidos em 2024.
Erradicação da pobreza
Os amigos do Latinometrics apontam que extrema pobreza é um desafio que a América Latina combateu com eficiência nos últimos 30 anos.
BRICS superaram o G7 em PIB
BRICS = Brazil, Russia, India, China, Africa do Sul (+ Bangladesh, Egito e UAE) passaram o G7 = Canada, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido (+União Europeia).
"It's no longer developed & developing world. It's ascending & descending world" - Balaji Srinivasan
A inflação dos custos médicos
A saúde vive uma situação insustentável. Há um aumento dos custos médicos, de forma geral, que resulta em planos de saúde mais caros para a população, prejuizos para as operadoras e insatisfação dos grupos hospitalares e profissionais da saúde.
Abaixo um gráfico do mercado americano que mostra o quanto o custo médico sobe acima da inflação geral.
A situação do Brasil é ainda mais grave. Como escreveu Junior, fundador da Qualicorp, no ótimo artigo “O perde-perde da saude suplementar”:
Nos últimos nove anos (entre 2014 e 2022), o IPCA aumentou 70%, o CDI 113%, o IGP-M 115%, e o INPC, 71%. Já o reajuste mediano dos planos coletivos ficou em 350,47%, e o dos planos individuais autorizados pela ANS, 140,25%.
A inflação do serviços médicos é uma “bomba” que está estourando no ocidente. A esperança é que tecnologia seja uma das soluções para este desafio.
Tamanho dos modelos de AI
A arquitetura Transformer catalisou uma era de modelos que cresceram exponencialmente em número de parâmetros analisados, como mostra o gráfico acima. Escrevi sobre isto ao lado da
neste artigo.O aumento da capacidade de processamento levará a modelos mais assertivos e completos para os diferentes use-cases.
Câmbio Climático
Uma vez li que aquecimento global não é um termo adequado. O certo seria falar de “câmbio climático”, uma vez que parte da crise ambiental gera situações extremas ocasionando um maior desvio padrão do que seria o "normal”. O gráfico abaixo denota a magnitude da crise climática no mundo atual:
Lucratividade acima de crescimento
Este gráfico representa o shift das empresas de tecnologia em prol da lucratividade no novo momento de mercado, a partir de maio de 2022.
Sem atenção, sem oxigênio
Já citei algumas vezes esta frase na newsletter:
Atenção é como oxigênio para marcas. Aqueles que conseguem capturar ganham uma chance na vida, enquanto aqueles que não conseguirem vão desaparecer. Nick deWilde
Os antigos “gatekeepers”, como jornais, tem perdido relevância pois não tem o mesmo nível de “atenção” da sociedade. Este gráfico mostra o declínio:
Obrigado pela leitura e pela parceria de sempre.
Até próximo domingo,
Lucas
Se curtiu o artigo:
Compartilha.
Assine e receba artigos autorais sobre tecnologia e startups.