Se você quer ser um insider no ecossistema de startups, posso te ajudar com 4 dicas que aprendi com Chris Yeh.
Faço parte do Fellowship do Blitzscaling Ventures, fundo global que investe em empresas late stage que estejam de acordo com os principios do Blitzscaling (best-seller escrito por Reid Hoffman e Cris Yeh).
Recentemente, participei de uma sessão de mentoria com Chris sobre: Becoming an Insider in Silicon Valley or Your Home Ecosystem
Esse encontro foi tão incrível que obviamente queria compartilhar com vocês na Abreu Newsletter. Pedi autorização do Chris e ele liberou que eu escrevesse um texto refletindo as ideias dessa apresentação.
Ser um insider significa estar culturalmente e socialmente atrelado aos comportamentos de um grupo, comunidade ou corrente de pensamento. Ser um insider significa construir relacionamentos, conhecer pessoas, construir confiança para se conectar a um grupo social. E no mundo das startups, que na minha opinião é uma grande comunidade, ser um insider pode ser muito benéfico para empreendedores e investidores.
Acredito que oportunidades tendem a aparecer mais para insiders da indústria:
Se você é um insider e empreende, inevitavelmente você terá relacionamentos que podem te ajudar a encontrar melhores talentos, investidores, parceiros e quem sabe até co-founders.
Se você é um insider e trabalha com venture capital, você terá relacionamentos que podem te levar a investir nos próximos unicórnios, relacionamento com outros investidores que podem investir em startups do seu portfólio e conhecer talentos que podem ser contratações chave para as empresas do portfolio do seu fundo.
Nesse artigo, compartilharei 4 dicas sobre como ser um insider no seu ecossistema de startups. Reforço que o playbook está mais atrelado ao mundo de encontros presenciais, o que acredito ser oportuno pois logo menos voltaremos a ter de novo essa realidade. Vamos as dicas:
#1 Apareça em eventos
Você já deve ter escutado a frase “Quem não é visto não é lembrado”
Então, para ser um insider, ser visto frequentemente é um aspecto importante. As pessoas tendem a gostar mais de outra pessoa quando veem ela mais de uma vez. E ir para eventos, se expor e interagir com diversas pessoas frequentemente fará com que você aumente sua rede.
Um exemplo de insider que cresceu muito ao se engajar na comunidade através de eventos foi Erik Toremberg, da Village Global. Erik foi um dos primeiros funcionários da Product Hunt e estava em todos os eventos para falar sobre a empresa, fazendo que ele conhecesse assim muitas pessoas. Se tornou influente na comunidade. A vida seguiu e ele virou Venture Capitalist e hoje é um dos VCs mais reconhecidos do early stage.
Um hack sugerido pelo Chris é organizar eventos. Ele próprio organizou diversos e isso o levou a conhecer diversas pessoas importantes.
#2 Aprofunde relacionamentos através de trocas mais profundas sobre algum tema
Dificilmente em um evento ou encontro aleatório você terá a oportunidade de se aprofundar ou conhecer outra pessoa de forma mais próxima. Dito isso, busque marcar almoços ou 1:1s para se aprofundar e discutir ideias com mais profundidade. Isso te levará a ter laços mais fortes com outras pessoas do ecossistema. Logo, faça follow-ups com as pessoas interessantes que você conheceu!
#3 Adicione valor
A lei do bem diz que você colhe o que planta. Sabemos que nem sempre acontece isso no mundo real mas sem dúvida ajudar outras pessoas pode te ajudar muito. Adicionar valor pode acontecer de diversas formas: fazendo intros, conectando talentos, indicando para uma vaga de emprego, enviando uma reportagem que a outra pessoa vai gostar, publicando um artigo, sendo legal, enfim, existem muitos jeitos diferentes de ajudar e adicionar valor.
Um caso curioso compartilhado pelo Chris sobre esse assunto é sobre uma vivência pessoal. Estava ele em um evento aos seus 27 anos e por acaso estava sentado ao lado de um senhor simpático. Começaram a conversar e engajaram em uma conversa de mais de 1 hora sobre o nascimento dos Blogs. O senhor estava super interessado pois não conhecia muito sobre o assunto. Após 1 hora, eles se apresentaram e o senhor simpático era Andy Bechtolsheim, co-fundador da Sun Mycrosystems (vendida para Cisco por U$6B) e lenda do Vale do Silício. A lição do Chris nessa história é: você consegue adicionar valor para qualquer pessoa, até mesmo para uma lenda e bilionário que é um dos gênios do mundo tech.
Hack compartilhado pelo Chris é sempre pensar na frase: Como posso ajudar?
#4 Comece cedo e mantenha contato
O primeiro ponto é: Não existe timing perfeito. Se você acha que ser Insider te ajudará, comece ASAP (as soon as possible).
É lógico o benefício de começar cedo: você acaba se tornando mais conectado com mais pessoas, que te leva a mais oportunidades e trocas.
Além disso, não adianta apenas conhecer, é preciso manter contato e que as pessoas te vejam como a pessoa que adiciona valor e que elas podem contar.
No fim do dia,
(1) ir para eventos, (2) aprofundar relacionamentos, (3) adiciona valor e (4) manter relação com pessoas do ecossistema te ajudarão muito nos seus objetivos.
Essas 4 dicas são hacks aprendidos por Chris ao longo de sua vida e fizeram sentido para ele de acordo com o que ele ama fazer. Cada um pode ter um jeito diferente de ser tornar um insider, afinal o jogo muda a todo momento.
Vale ressaltar que ser um insider é sobre ter uma rede valiosa. E construir uma rede valiosa é uma das maiores vantagens competitivas que um profissional pode ter.
Curtiu a newsletter ?
Receba todos os domingos no seu email. Basta se inscrever abaixo:
Você conhece alguém que pode se beneficiar desses hacks! Compartilha!
Tem sugestão de outro hack? Deixe um comentário abaixo ou responda esse email que vai ser um prazer trocar uma ideia!
Uma ótima semana a todos,
Lucas